Marracuene vai ser principal Centro de Negócios do país

ECONOMIA

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) projecta construir um moderno Centro de Negócios, numa parcela de pouco mais de dois hectares cedida pelo Governo do distrito de Marracuene, na província de Maputo.

Trata-se de uma grande infra-estrutura que para além de acolher eventos da agremiação, irá albergar outros tipos de iniciativas empresariais, a serem implementadas a curto e médio prazo, num espaço cujo Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) já foi atribuído pelo administrador do distrito de Marracuene.

A cedência do referido espaço resulta de um memorando assinado entre o Governo do Distrito de Marracuene e a Confederação das Associações Económicas (CTA), numa base de ganhos para ambos os lados.

Em contra partida, a CTA irá construir uma série de infra-estruturas e outras benfeitorias a favor do governo do distrito e da população de Marracuene, o que poderá galvanizar o desenvolvimento sócio económico daquele ponto do país.

Entre as várias benfeitorias previstas, consta a construção de um mercado maior e moderno para beneficiar os vendedores e a população daquele distrito, no quadro da referida parceria público-privada.

Para além de instalações para o funcionamento do Centro de Negócios, a CTA irá mobilizar recursos e parcerias para a construção de infra-estruturas de interesse económico, como forma de melhor aproveitar os dois hectares concedidos, contribuindo, assim, para a transformação de Marracuene num verdadeiro polo de desenvolvimento.

Refira-se que o Centro de Negócios da CTA para além de escritórios e salas de reuniões e convenções, vai oferecer serviços como uma base de dados contendo contactos das Associações Empresariais e algumas empresas a nível nacional, incluindo empresas estrangeiras com interesses e investimentos já realizados em Moçambique.

O Centro também terá disponível uma base de dados dos principais serviços públicos de interesse ao sector empresarial e respectivas formas de os aceder.

O Centro de Negócios vai compilar, sistematizar e projectar informação estatística de interesse para o sector empresarial. Este serviço, Negócios em Números, vai ser actualizado regularmente e vai preencher um vazio de dados e informações estatísticas empresariais nesta área.

Igualmente, irá contemplar um Centro de Documentação empresarial (CEDOC) com diversos materiais relevantes sobre o sector privado, bibliografias de referência, estudos, relatórios, legislação, estatística, e outros, em vários suportes.

O Centro de Negócios da CTA irá também organizar formações a nível nacional, com temas importantes para o bom desempenho das associações e empresas. Estas formações irão também permitir que as associações/empresas mantenham-se actualizadas em diversos temas e legislações aprovadas.

Facebook Comments