Rio Inkomati ameaça inundar quatro distritos da Província de Maputo

SOCIEDADE

Devido às chuvas intensas que se tem vindo a registar no território sul-africano, aliadas a passagem do ciclone Eloise por aquele país vizinho, o caudal do rio Inkomati tem vindo a subir de forma assinalável, ameaçando inundar as baixas dos distritos de Moamba, Magude, Manhiça e Marracuene.

Os efeitos da tempestade tropical Eloise, que há dias fustigou algumas regiões do nosso país, fizeram réplica em alguns países vizinhos, incluindo a África do Sul e o Zimbabwe, onde nascem alguns dos principais rios do país.

E porque a tempestade se fez acompanhar por chuvas fortes, os caudais dos rios Inkomati, Save e Buzi, que nascem nos referidos países, tendem a transbordar, tendo já provocado inundações nalguns pontos.

No caso dos rios Buzi e Save há relatos de muitos hectares de culturas pedidas, casas destruídas e a população viu-se obrigada a abandonar as suas casas alagadas a procura de locais seguros.

Enquanto isso, o rio Inkomati, cujo leito atravessa quatro distritos da província de Maputo, está prestes a transbordar, ameaçando agricultores dos distritos da Moamba, Magude, Manhiça e Marracuene.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *