Para o presente ano lectivo, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, pretende contratar cerca de 9.330 professores com vista a responder à demanda no Sistema Nacional de Educação (SNE).
De acordo com a porta – voz do Ministério da Educação de Desenvolvimento Humano, os professores que serão contratados juntar-se-ão aos mais de 143 mil já existentes. Dos 9.330 professores, oito mil são para o ensino primário e 400 para o secundário.
Gibunda garantiu que até ao arranque do ano lectivo 2021, a 22 de Março corrente, todos os estabelecimentos de ensino, à escala nacional, terão professores suficientes para garantir a leccionação das aulas.
Se por um lado, a província de Nampula vai receber mais professores (cerca de 2.685) por possuir o maior número de população estudantil, seguido da Zambézia, com cerca de 1.938 docentes. Por outro, à cidade de Maputo caberá o menor número de docentes (283), a província de Gaza (477). Nas restantes províncias serão alocados entre 500 e 750 professores.
“As províncias mais populosas apresentam maior número de estudantes, sendo por isso que é lá onde devemos alocar mais professores. É verdade que este número não é suficiente para as reais necessidades, mas é o que o sector pode contratar”, disse,
De referir que algumas províncias deverão lançar concursos públicos para a contratação de professores, sendo que outras podem repescar os candidatos dos anos anteriores, dependendo das metas de cada uma.
Facebook Comments