Site icon

No âmbito da Covid-19: Alemanha disponibiliza 6 milhões de euros para apoiar Pequenas e Médias Empresas

O Banco de Moçambique e o Governo Alemão, através do banco KfW, assinaram um memorando de entendimento com o intuito de disponibilizar uma linha de apoio de seis milhões de euros às micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.

“A assinatura destes acordos vai permitir a repassagem de seis milhões de euros para as micro, pequenas e médias empresas que foram severamente afectadas pela pandemia da COVID-19, possibilitando, assim, a cobertura de parte das suas necessidades de fluxo de caixa e de outros custos fixos”, disse o governador de Banco de Moçambique.

De acordo com Zandamela, os recursos financeiros a serem disponibilizados “vão aliviar a pressão que se faz sentir sobre o tecido empresarial nacional em face das restrições impostas pela COVID-19 e evitar que mais moçambicanos percam as suas fontes de rendimento”.

Por outro lado, o governador da instituição supervisiona as actividades bancárias em Moçambique, apelou às instituições de crédito que irão administrar esta subvenção para serem céleres na disponibilização dos recursos, sem prejuízo da observância dos critérios de elegibilidade.

“continuaremos a envidar esforços no sentido de mobilizar os nossos parceiros de cooperação e outras entidades de relevo para reforçar os níveis de apoio a este segmento de empresas que consideramos vital para a diversificação da base produtiva da nossa economia, e para a promoção de emprego, com ênfase para as camadas mais jovens. as instituições signatárias devem pautar pela transparência na selecção dos beneficiários desta subvenção, privilegiando a sua divulgação junto de potenciais clientes”.

Exit mobile version