SNP alerta para perdas de aprendizagem irreparáveis devido a covid-19

DESTAQUE SOCIEDADE

O sector da educação não ficou imune aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O Sindicato Nacional dos Professores de Moçambique (SNP) alerta para possíveis perdas de aprendizagem devido à covid-19, tendo assinalado que as assimetrias regionais e sociais associadas à pandemia vão provocar atraso e abandono escolar.

O SNP entende ainda que a redução do tempo de permanência na sala de aula vai atrasar muitos alunos no acompanhamento da actividade, uma vez que está comprovada a ineficiência do ensino online.

“Há muitas raparigas das zonas rurais que não vão voltar às aulas, que abandonaram os estudos para dar prioridade ao casamento ou às lides de casa. Os alunos irão, em média, duas vezes por semana à escola, na expectativa de que o tempo reduzido seja compensado através de aulas à distância, mas na nossa realidade isso não será fácil”, disse o Secretário-Geral do SNP, Teodoro Muidumbe.

Não são todos os encarregados de educação que tem condições para comprar computadores e telemóveis. Face a este cenário, o Sindicato Nacional de Professores será impossível estudarem a distância. Por outro lado, entende que a redução de turmas de 70 para 25 alunos de modo a permitir um distanciamento social de 1,5 metros vai reduzir a carga horária.

“Todos temos a responsabilidade de garantir que todas as crianças estudem, não é uma tarefa do Governo, apenas”, defendeu Muidimbe, para depois apelar à mobilização de toda a sociedade para assegurar que os alunos mais carenciados não percam irremediavelmente o direito à educação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *