As eleições para eleger os novos corpos directivos na Federação Moçambicana de Atletismo estão marcadas para Agosto do ano em curso. Depois de ter visitado as províncias de Tete, Inhambane e Gaza com intuito de medir o pulsar do atletismo, Kamal Badrú escalou está sexta-feira, 22 de Maio, a província nortenha de Cabo Delgado.
Naquele ponto do país, o candidato já assumido a presidência da Federação Moçambicana de Atletismo interagiu com diferentes agentes da modalidade que no presente anda moribunda.
Se por um lado, Badrú incentivou os atletas e treinadores para não desistirem apesar das dificuldades que enfrentam actualmente. Por outro, os fazedores da modalidade que num passado recente alegrou os moçambicanos com medalhas nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais querem que seja implementado um programa de formação de atletas desde os escalões de iniciação até à alta competição, melhorias de condições nas deslocações da delegação e condições de funcionamento da associação.
“Sentimos que vamos precisar de orientar vários programas de formação de atletas, treinadores e monitores para as duas províncias. É fundamental formarmos com conhecimento e vamos entregar material para formação de monitores”, disse Kamal Badrú
Por outro lado, o antigo Secretario – Geral da Federação Moçambicana de Atletismo reiterou a importância do envolvimento das estruturas locais do Estado para dinamizar o atletismo, como é o caso dos governos distritais e conselhos municipais das cidades e vilas.
“Os formadores (professores de educação física) de atletas estão nas escolas e os atletas também. Por isso, entendemos ser importante o envolvimento do sector da educação, que também tem Infra-estruturas”, apontou Kamal Badrú.
Importa referir que ainda na senda das visitas às províncias, Kamal Badrú está oferecer máscaras de proteção contra a pandemia da Covid-19.
Facebook Comments