Site icon

Beira celebra 144 anos sem Daviz Simango e com desafios pela frente

Exterior long shot of Beira, Mozambique town center. Beira has an International Airport where U.S. Personnel (Airport and personnel not shown) are flying humanitarian missions while supporting Operation Atlas Response.

A Cidade da Beira celebrou, na passada sexta feira, 114 anos depois da elevação à categoria de cidade, uma efeméride assinalada, pela primeira vez, nos últimos 17 anos, sem Daviz Simango.

A pandemia da Covid-19, o deficiente ordenamento territorial, disputas de terra, gestão dos resíduos sólidos, construção e reabilitação de infra-estruturas sociais básicas como é o caso de estradas, são alguns dos desafios com que o Conselho Autárquico da Beira ainda se debate.

Segundo o presidente da autarquia, Albano Carige, os 114 anos de elevação à categoria de cidade são de grande resiliência dos beirenses perante as adversidades e desafios de vária ordem que tem atravessado.

O Edil sublinhou que o seu executivo está a esforçar-se com vista a melhorar paulatinamente a vida dos munícipes, que é o grande legado deixado pelo saudoso edil Daviz Simango.

Carige, que falava na praça do Município, durante a cerimónia de deposição de flores, disse que para que a Beira continue a ser o que é hoje, precisa continuar a ser unida e saber conviver com os fenómenos naturais.

“Apelamos à colaboração dos munícipes, não ocupando as zonas de risco, as valas de drenagem, os traçados que poderão originar zonas completamente desordenadas, porque só assim continuaremos a lutar na busca de investimentos, através dos nossos parceiros nacionais e internacionais”, sublinhou Carige.

Na ocasião, destacou que a edificação do maior parque de infra-estruturas verdes da África Austral naquela cidade é o exemplo de transformação das áreas de riscos em locais verdadeiramente turísticos, o que consciencializa a cada um dos munícipes a pautar pelo aumento da resiliência, aceitando a convivência na diversidade dos ecossistemas.

“Gostaríamos de informar, desde já, que o projecto de requalificação da zona do Goto já está a um passo bastante avançado. Tínhamos 60 milhões de euros para projecto de protecção costeira até o mês de Março do ano corrente”, assegurou o edil, acrescentando que conseguiu mais 15 milhões de euros através dos laços com os parceiros internacionais provenientes da Embaixada de Alemanha.

Por outro lado, aquele governante sublinhou a existência de adendas para execução do projecto das 25 mil casas onde serão edificados 400 apartamentos nos três hectares já infra-estruturados.

Na ocasião, mostrou-se também optimista em relação ao arranque das obras do projecto de construção da segunda bacia de águas pluviais na zona do Estoril, embora, neste momento, o grande desafio que a edilidade enfrenta seja a atracção de investimentos e criação de emprego, dois grandes desafios, que, segundo Carige, estão no centro das suas prioridades.

Exit mobile version