SADC estende período de permeância da SAMIM no tetro das operações

DESTAQUE POLÍTICA

Para ajudar Moçambique a combater os grupos armados que semeiam luto e terror em Cabo Delgado desde Outubro de 2017, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), decidiu, na terça – feira, 05 Outubro, estender a Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) até Janeiro do próximo ano.

De acordo com o recém-eleito Secretário-geral da SADC, Elias Magosi, apesar do registo da morte de três soldados, nos primeiros três meses, a missão da SAMIM em Moçambique foi recheada de êxitos.

“Desde o envio de tropas, a missão tem registado consideráveis progressos, recuperando territórios em algumas regiões, este é um trabalho louvável das forças da SADC no terreno. Infelizmente, a missão perdeu três soldados, um da República do Botswana e dois da República Unida da Tanzânia, que suas almas descansem em paz e condolências às suas famílias”, declarou Magosi.

Por sua vez, o Presidente da África do Sul, país que actualmente dirige a Troika da SADC, declarou que “estamos determinados que, nesta região, seguramente mantemos o compromisso de solidariedade, vamos continuar a dar apoio a Moçambique, e que Moçambique ultrapasse este momento complicado da sua vida. Para estes actos de terrorismo e insurgência que interrompe a vida de cidadãos civis é, portanto, importante para a SADC que venha ajudar Moçambique. E a SADC deve estar sempre preparado para apoiar qualquer país desta região que experimente estes terríveis eventos de terrorismo”.

Indo mais longe, àquele governante deu mote ao combate ao terrorismo na África Austral, tendo delgado a SADC não vai tolerar outras incursões dos terroristas nesta região. “Nesta região, não iremos tolerar qualquer acto de terrorismo contra o nosso povo, independentemente de que país da região se trata. SADC vai actuar por um, vamos colaborar e cooperar tal como estamos a fazer agora em Moçambique”, rematou

De lembrar que depois sucessivos adiamentos, o Presidente da República procedeu, no passado de 09 de Agosto, o lançamento oficial da missão da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *