Governo frustra planos da FEMATRO e adia reajuste do preço de transportes para Janeiro de 2022

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A Federação Moçambicana das Associações dos Transportes Rodoviários (FEMATRO) pretendia introduzir os novos preços dos transportes urbanos e interprovincial a partir desta quarta-feira, 01 de Dezembro, entretanto, uma carta do Ministério dos Transportes e Comunicações, datada de 25 de Novembro, determinou o adiantamento da tarifa a nível nacional, frustrando assim os planos da associação liderada por Castigo Nhamane.

Seis dias depois de ter submetido a carta ao Ministério dos Transportes e Comunicações propondo com urgência o reajuste das tarifas de transporte público de passageiros, a FEMATRO aliou-se ao Conselho Municipal de Maputo para comunicar aos munícipes da capital moçambicana que a tarifa de transporte público de passageiros será reajustada dois meticais para distancias até 10 quilômetros e três meticais a partir de 10 quilômetros.

As duas consultas públicas foram realizadas em dois bairros distintos, curiosamente num horário normal de expediente, o que acabou gerando um estranho consenso no seio dos que se fizeram presentes.

Se por um lado, a edilidade apontava que os novos preços de Transportes Público de Passageiro entrassem em vigor em Janeiro, mas ainda dependia do aval da Assembleia Municipal. Por outro, apoiando-se aos elevados custos operacionais reforçado pela subida dos preços dos combustíveis, esperava sufocar os moçambicanos que vinham se ressentindo do elevado custo de vida desde a eclosão da covid-19 a parti do primeiro dia do mês em curso.

A pretensão da FEMATRO vai travada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações que, por sua vez, justificou que estão em curso estudos para garantir a compensação do passageiro transportado, visando manter as tarifas num nível acessível principalmente para a camada da população de rendimento mais baixos e, simultaneamente, garantir o exercício da actividade de transporte de passageiro de forma sustentável.

“Fica sem efeito o agravamento da tarifa a nível nacional no dia 01 de Dezembro de 2021, proposta pela FEMATRO. Mantem-se as negociações em curso sobre a tarifa de transporte público de passageiros com a FEMATRO”, lê-se na carta assinada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *