Nyusi inaugura Universidade de Áquila apelando a promoção da qualidade do corpo docente

POLÍTICA SOCIEDADE

O Presidente da República procedeu, esta segunda-feira, 06 de dezembro, à inauguração da Universidade Áquila (UNAQ). Trata-se da 56ª instituição de ensino superior no país, criada através do Decreto do Conselho de Ministros no. 76/2018, de 26 de Novembro. No seu discurso, o Chefe de Estado declarou que urge a necessidade de massificar-se a formação, apontando a importância da promoção da qualidade do corpo docente, com base na legislação em vigor.

Com a inauguração da Universidade Áquila, localizada no distrito municipal Ka Tembe, arredores do município de Maputo, Moçambique conta actualmente com 22 instituições de ensino superior públicas e cerca de 34 privadas.

Discursando na cerimónia de inauguração, o Presidente da República teceu rasgados elogios à UNAQ por ministrar cadeiras curriculares de natureza transversal e de carácter obrigatório em todos os cursos, tendo destacado a ética e deontologia que, no presente, são imprescindíveis para o nosso país.

“Apreciamos com elevada satisfação a declaração desta Universidade segundo a qual não pretende o negócio e mercantilização do saber e do ensino, mas sim a uma participação no combate às desigualdades no acesso ao conhecimento”, declarou Nyusi para posteriormente destacar o facto do grosso dos estudantes daquela instituição de ensino superior ser do sexo feminino o que, de certa forma, coaduna com a aposta de Governo centrada na promoção do conhecimento cientifico e tecnológico.

O Chefe do Estado reconhece que a oferta do ensino superior por entidades privadas veio alargar o acesso à ciência e ao conhecimento em Moçambique, mas aproveitou a ocasião para instar as universidades nacionais para promoverem a qualidade do corpo docente.

“Deve-se melhorar a taxa bruta de escolaridade, observando as disparidades geográficas e de género; segundo monitorar-se o processo que visa equilibrar a oferta de ciências sociais e ciências tecnológicas; por último procurar-se alinhar a qualidade dos graduados com a exigência do mercado de trabalho, promovendo a formação baseada em competências”, disse Nyusi.

Por seu turno, Teodoro Waty, reitor da UNAQ, afirmou que as universidades devem “continuar a ser construtoras de um conhecimento útil que possa abrir-se ao imaginário não se limitando a reproduzir obviedades da nova língua de empregabilidade e empreendedorismo, mas da eficiência e excelência na inovação do que pode ser material, mas riqueza nacional projectada para além daquilo que os nossos olhos possam ver e o nosso pensamento possa imaginar”.

Waty considera ainda que as universidades devem ser construtoras da base do humanismo, adiantado que a UNAQ pretende ser uma Águia de excelência e graciosidade do seu voo pela força da sua grandeza e coragem na produção do conhecimento.

“Prometemos ser sempre inovadores, nunca reclamaremos das regras que a lei, impõem para sermos comparavelmente excelentes, nem que para isso, exija a exaustão da força porque o esforço nunca se vergara”, rematou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *