DDR encerra primeira base militar da Renamo na região Norte

DESTAQUE POLÍTICA

O enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, Mirko Manzoni, anunciou, no último sábado, o encerramento da primeira base militar da Renamo na região norte de Moçambique, no quadro do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR).

“Um total de 560 antigos combatentes da base localizada no distrito de Murrupula, província de Nampula, foram desmobilizados e estão agora a iniciar o seu caminho de reintegração”, escreveu em comunicado, expressando, adiante, “o profundo apreço às equipas no terreno que trabalharam incansavelmente durante as últimas semanas, apesar das condições difíceis, incluindo as medidas de mitigação da COVID-19 e as elevadas temperaturas”.

Com essa conclusão, conta-se agora um total de 11 bases encerradas desde Junho de 2020, com 63 por cento de todos os beneficiários do DDR desmobilizados.

“Felicitamos o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, pela sua dedicação e compromisso em trazer a paz a Moçambique. Para além dos progressos no desarmamento e na desmobilização, este ano, o país deu passos importantes e intencionais rumo à paz definitiva, com progressos tangíveis nas áreas da descentralização, reintegração, e reconciliação nacional”, destaca no documento.

Para mais adiante afirmar que, “enquanto aguardamos com expectativa o ano de 2022, esperamos que as actividades de desarmamento e desmobilização sejam concluídas, permitindo a todos os interessados concentrarem-se nos esforços de reintegração e reconciliação nacional”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *