Nyusi mantém as medidas do decreto anterior e interdita visitas aos reclusos

DESTAQUE POLÍTICA SAÚDE SOCIEDADE

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na sua Comunicação a nação, no âmbito da Âmbito da Situação de Calamidade Pública, nesta segunda-feira, 20 de Dezembro, decidiu manter as medidas anunciadas no decreto anterior. Por outro lado, o Chefe de Estado interditou as visitas aos reclusos nos estabelecimentos penitenciários, tendo igualmente reduzido de dois para um o número de visita aos doentes nos hospitais.

Mesmo com o aumento exponencial das infecções pela covid-19, o Presidente da República decidiu manter as medidas anunciadas em Novembro. Entretanto, considerando que a quarta vaga da pandemia viral já é uma realidade, Nyusi avançou que Moçambique passou de nível III para IV.

Se por lado, olhando para aumento de número de casos nos estabelecimentos penitenciários, o Chefe de Estado decidiu interditar as visitas aos reclusos. Por outro, nas medidas que vão entrar em vigor no dia 21 de Dezembro corrente, o “Empregado do Povo” reduziu de dois para um o número de visita aos doentes nos hospitais.

No que a quadra festiva diz respeito, Nyusi informou que estará suspenso o recolher obrigatório entre os dias 24 e 25 de dezembro, assim como na noite entre 31 de Dezembro e 01 de Janeiro.

Ainda na sua Comunicação a nação, o Presidente da República apelou aos moçambicanos para aderirem em massa as campanhas de vacinação, tendo explicado que os vacinados poderão ter tratamento especial nos próximos dias.

Por outro lado, o Chefe de Estado deixou um sério aviso a navegação, ou seja, prometeu agravar as medidas caso não sejam cumpridas as medidas de prevenção emanadas pelo Governo. “Se ultrapassarmos a linha vermelha, medidas mais drásticas serão anunciadas”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *