Prorrogação da missão da SAMIM vai custar 29.5 milhões de dólares a SADC

DESTAQUE POLÍTICA

Acabar com o terrorismo e restabelecer a ordem e tranquilidade na província de Cabo Delgado é uma das prioridades do Governo no presente ano. Para alcançar esse objectivo, o Presidente da República solicitou a Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a extensão da permanência da Missão Militar da África Austral em Moçambique (SAMIM) no Teatro Operacional Norte. Por sua vez, a SADC deu uma resposta positiva e a SAMIM vai ficar mais três meses no país. A prorrogação da missão está orçada em cerca de 29.5 milhões de dólares.

Três meses foi o período acordado pela Troika da SADC para a Missão Militar da África Austral em Moçambique continuar no Teatro Operacional Norte para ajudar as Forças de Defesa e Segurança a combaterem os grupos armados que desde 2017 semeiam luto e dor na província de Cabo Delgado. Entretanto, por entender que o terrorismo não se combate em um mês ou em um ano, o Presidente da República deixou aberta a possibilidade de renovar, mais uma vez, a permanência da SAMIM no país.

“No que tange ao prolongamento da Missão da SAMIM, foi decidido, por unanimidade, o prolongamento por mais três meses. Mas isso é indicativo, de 16 deste mês para Abril, com a possibilidade de redimensionamento. É indicativo para permitir o planeamento da força, porque o terrorismo não termina em um mês, um ano. Naturalmente que as actividades contra os terroristas terão que prosseguir”, declarou Nyusi.

Na Cimeira Extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) ,que teve lugar na capital malawiana, Lilongwe, foi aprovado um orçamento de 29.5 milhões de dólares para suportar as operações da SAMIM nos próximos três meses, sendo que cada Estado garantiu que vai desembolsar a verba nos prazos estipulados.

“O orçamento foi também aprovado e promulgado, e grande parte dos países, durante a sessão, disse que vai cumprir com o prazo estipulado”, avançou o Chefe do Estado.

Os militares estrangeiros chegaram à Moçambique com a missão de ajudar as Forças de Defesa e Segurança a restabelecerem a ordem e tranquilidade na província de Cabo Delgado. Entretanto, o terrorista tem perpetrado na província de Niassa e teme-se que os ataques se alastrem para as outras províncias. Sobre o alastramento do terrorismo para outras regiões, o Presidente da República garantiu que a SADC está disponível para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo em qualquer canto do país.

“Os nossos amigos colocaram-se à disposição para apoiar o combate ao terrorismo em Moçambique e, para eles, não é só em Cabo Delgado. Se o terrorismo puxa para a direita ou para a esquerda, nós vamos ao encontro do terrorista. O inimigo se movimenta para zonas que acham que lhes são favoráveis, entretanto terão a resposta que merecem”, garantiu Nyusi.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *