Site icon

Estatuto Editorial do Jornal Evidências

Jornal “Evidências” é um projecto jornalístico de informação generalista, que procura servir o interesse dos moçambicanos e dar voz a quem não a tem, através de edição de notícias em papel e noutras plataformas técnicas de acesso à informação.

Evidências representa ainda um projecto multimédia, com publicações diárias em língua portuguesa e inglesa.

Evidências encontra o seu valor sacrossanto na imparcialidade, na isenção e na defesa dos interesses colectivos, como nação, acima de quaisquer interesses singulares, partidários ou de outros grupos que possam atentar contra a estabilidade colectiva e ou distorcer sua linha editorial.

Evidências orienta-se pelas normas deontológicas que regem a profissão, pelas leis nacionais que regem o exercício da liberdade de imprensa, pela Constituição da República de Moçambique e pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Acrescenta-se a boa-fé e humildade no reconhecimento de eventuais erros, falhas ou imperfeições no exercício constante da actividade jornalística.

Evidências tem como dever primário o informar, analisar e interpretar factos e dados, tendo a verdade como seu recurso absoluto.

Evidências considera que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.

Evidências bate-se pela efectiva separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, como modo de equilíbrio das sociedades e meio essencial ao progresso, criação de riqueza e redistribuição do bem-estar no espaço soberano do Estado Português.

Evidências combate e denuncia todas as formas de exclusão social, desde abusos de poder, autoridade ou posição dominante.

Evidências recorre ao jornalismo investigativo para informar e denunciar, com factos, a má postura pública, devolver aos cidadãos a verdade, habilitando-os a um debate real e sem manipulação.

Evidências, no seu jornalismo, não se verga a interesses particulares, que procurem prevalecer sobre o interesse da maioria.

Evidências é um projecto de multimédia atento ao processo de mudanças tecnológicas e de civilização no espaço público contemporâneo.

Evidências aposta, como seu elemento de distinção, num jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.

Evidências aposta numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de actividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.

Evidências é responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.

Evidências reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos e tem como limiar de existência a sua credibilidade pública.

Exit mobile version