USAID oferece unidade de produção de oxigénio no Hospital Distrital de Monapo

SAÚDE SOCIEDADE

Representado pelo seu director-adjunto, Martin McLaughlin, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), entregou, na quarta-feira, 27 de Abril, uma unidade de produção de oxigénio fabricada nos E.U.A. no Hospital Distrital de Monapo, Província de Nampula. Esta eh mais uma acção dos Estados Unidos da América, principal parceiro de Moçambique, na luta contra a pandemia da Covid-19.

“Esta nova unidade de produção de oxigénio é um símbolo físico do que a parceria entre os Estados Unidos da América e o Governo de Moçambique pode construir em conjunto”, disse Martin McLaughlin durante a cerimónia de entrega.

Por outro lado, o director-adjunto da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional declarou que vai continuar a trabalhar com o Governo para tornar o Sistema Nacional de Saúde mais resiliente.

“Investimos mais de 94 milhões de dólares na assistência da Covid-19 a nível nacional, incluindo aqui em Nampula, para construir capacidade dos trabalhadores de saúde e reforçar o sistema de saúde.  Continuaremos a trabalhar em conjunto porque um Moçambique saudável e resiliente conduz a um mundo saudável e resiliente”, apontou.

Avaliado em um milhão de dólares, a unidade de produção de oxigénio PSA no Hospital de Monapo tem capacidade para tratar, em simultâneo, 25 pacientes graves e até 150 pacientes com necessidades de oxigénio ligeiras a moderadas.

A USAID reitera, por outro lado, que este aumento no fornecimento de oxigénio permite a Moçambique prestar cuidados que salvam vidas aos pacientes com Covid-1, bem como construir capacidade para outras necessidades médicas como o tratamento de pneumonia infantil e partos seguros.

Refira-se que para além da assistência rápida e contínua e de uma doação de mais de 4,5 milhões de vacinas de dose única da Johnson & Johnson, esta unidade de produção de oxigénio é mais um recurso para o sistema de saúde de Moçambique para ajudar a tratar e prevenir infecções da Covid-19.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *