Bairro Boquisso conta com uma esquadra de raiz

SOCIEDADE
  • Oferta da MHL construções

O Bairro Municipal de Boquisso, localizado no Posto Administrativo de Infulene, na Matola, conta, desde semana finda, com uma Esquadra de raiz, construída no âmbito da responsabilidade social da empresa MHL Construções. O empreendimento inaugurado pelo Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, vai minorar o sofrimento dos agentes da polícia que trabalhavam em condições inadequadas.

Depois de uma estrada de raiz, ligando o troço Ntsivene – Boquisso, a população deste bairro ganhou mais uma infra-estrutura de qualidade, trata-se da 11ª Esquadra, que resulta do financiamento da empresa MHL Construções, no quadro da sua responsabilidade social. Foi esta empresa que construiu de raiz a estrada Ntsivene – Boquisso, numa extensão de 5,5km.

O troço Ntsivene – Boquisso, na verdade a ligação entre a estrada Nacional Número 1, veio minorar o sofrimento dos munícipes residentes naquela parcela da Matola. A construção da estrada de raiz exigiu do empreiteiro um esforço adicional e até novos componentes para que a estrada se tornasse uma realidade “a aspectos que não estavam inicialmente previstos, mas que no terreno verificamos que deviam ser aperfeiçoados e melhorados, sobretudo nos locais onde o lençol freático está próximo e na zona da ponteca”, disse Sheila Dundule, Administradora da MHL Construções.

A estrada foi construída em várias situações adversas, “por um lado tínhamos a questão das chuvas constantes e a falta de alternativas para os automobilistas e um esforço conjugado com o município permitiu algumas saídas, mas que eram difíceis, daí que mesmo a meio das obras uma parte da estrada teve que ser aberta para atender a demanda dos munícipes”, acrescentou a Administradora da MHL, Sheila Dundule. Este risco assumido pela empresa teve seus impactos, “por um lado tivemos que reinvestir nas obras já feitas e a medida que registávamos deficiências era notável a impaciência da população, mas depois percebeu-se que estávamos perante uma obra atípica, a primeira de natureza naquela zona”, acrescentou a fonte que temos vindo a citar.

Vezes sem conta o empreiteiro teve que recorrer ao posto policial local para deixar os seus equipamentos de trabalho, sobretudo veículos, foi neste contexto que se constatou o nível de degradação das instalações onde a PRM trabalhava. A situação veio agravar-se com um vendaval que removeu todo tecto.

Na ocasião, a empresa prontificou-se a repor a cobertura, mas durante o levantamento foi constatado que “a infra-estrutura não era robusta e era preciso fazer um trabalho de raiz. Portanto, a empresa viu que era importante dar dignidade aos agentes da lei e ordem, aqueles que asseguram a ordem e tranquilidade pública, e em coordenação com município fizemos o projecto. Ao município cabia aspectos de regularização e aprovação dos documentos necessários e a empresa construir a Esquadra de raiz, e foi o que fizemos”.

Da qualidade da infra-estrutura, as autoridades policiais deliberaram que, de Posto Policial, aquela unidade devia passar para Esquadra, tendo se atribuído o nome de 11ª Esquadra. Depois de concluir as obras, a MHL Construções entregou a obra às autoridades policiais, que inauguram as novas instalações numa cerimónia presidida pelo comandante-geral, Bernardino Rafael, e inauguraram as novas instalações. Na ocasião, Bernardino Rafael enalteceu a iniciativa da MHL Construções, visando criar condições adequadas para o normal funcionamento da Esquadra naquele bairro.

Bernardino Rafael incentivou a população do bairro Boquiço a se servir da nova esquadra para denunciar delitos comuns, casos de violência doméstica, redes criminosas, de imigrantes ilegais e associadas ao terrorismo. Bernardino Rafael exortou ainda aos membros da corporação ali afectos, e não só, a pautarem por uma actuação exemplar que não manche a imagem da PRM, evitando, sobretudo, maltratar os cidadãos.

Facebook Comments