Confirma-se ordem de Ana Comoana para filhos de antigos combatentes serem prioritário nas vagas de emprego

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

É, diga-se, mais uma inovação da governação da Frelimo. A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, deu ordens a Secretária de Estado na província de Inhambane, Ludmila Mwaa Rafael Maguni, para dar prioridade aos filhos dos antigos combatentes nas vagas de emprego ao nível daquela província.

Os partidos da oposição lutam incansavelmente para colocar o ponto final na partidarização do Estado em Moçambique, contudo, parece que na província de Inhambane esta batalha foi “sol de pouca dura”, uma vez que A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, através de um oficio datado de 29 de Julho ordenou a Secretária de Estado daquela província para que desse prioridade aos filhos dos antigos combatentes nos sectores da educação, saúde, agricultura e administração estatal o que, de certa forma, viola a Constituição da República.

“Neste contexto, solicito que no processo de admissão para o preenchimento de vagas nos serviços autorizados para o efeito (educação, saúde, agricultara e administração da justiça) sejam priorizados os dependentes dos combatentes”, lê-se no ofício assinado por Ana Comoane.

Ordem administrativa já está a ser executada nos distritos

A ordem da ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, que foi emitida em Abril e que estava a ser gerida com maior secretismo antes de cair nas redes sociais, já está a ser cumprida em alguns distritos da província de Inhambane.

Em Morrumbene, o Chefe do gabinete do Administrador, apoiando-se ao despacho do Administrador que também recebeu ordem da Secretaria do Estado, enviou um ofício ao Tribunal local, no dia 27 de Junho, para priorizar os filhos dos antigos combatentes nas vagas de admissão existentes naquela instituição. O ministério ainda não se pronunciou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *