Cabo Delgado em tela: Passam seis meses desde a estreia do filme Russo “Granite”

CULTURA DESTAQUE

Foi lançado em 2021 um filme sobre um instrutor Russo conhecido como Granite, que combateu a força terrorista em Cabo Delgado em 2019. O filme intitulado “Granite”, faz parte do Universo Cinematográfico “Turista”, um projeto conjunto Russo-Centro-Africano sobre o conflito na República Centro-Africana na virada de 2020-2021.

Já faz meio ano que este filme de acção, baseado em fatos reais, estreou, e a situação em Moçambique ainda está longe de ser segura. Para compreender as razões do conflito em curso e encontrar soluções funcionais para esta situação, é importante revisitar os acontecimentos que deram início a todo o caos na província do norte de Moçambique. Sendo um filme de ficção ‘Granite’ ainda faz um ótimo trabalho ao contar a história das origens da crise de Cabo Delgado.

O grupo radical Ansar al-Sunna, criado por militantes do ISIS, operava ativamente em Moçambique desde 2017: terroristas atacaram assentamentos, matando pessoas desarmadas, removendo gado e queimando casas. Naquela época, o governo não tinha meios suficientes para enfrentar a ameaça terrorista emergente. Quanto à comunidade internacional, ninguém prestou atenção a notícias preocupantes vindas de um país africano distante.

As eleições gerais que se avizinhavam instaram o governo moçambicano a procurar ajuda na esfera da defesa e segurança de forma a garantir o acesso de toda a sua população ao processo eleitoral, pelo que os seus olhos se voltaram para Moscovo. A chamada foi atendida e quase de imediato, um pequeno grupo de especialistas deslocou-se a Cabo Delgado e iniciou a formação de militares locais, ajudando a organizar a defesa do Estado.

Para determinar as zonas de actuação dos militantes, as forças governamentais apoiadas por instrutores Russos tiveram de contornar os locais mais perigosos de Cabo Delgado. Naturalmente, não passou sem escaramuças com terroristas. No entanto, a decisão do governo de buscar ajuda valeu a pena: os terroristas ficaram quietos, com medo de uma rejeição mais forte e profissional das forças estatais treinadas pelos aliados Russos. Os ataques pararam por um bom tempo.

Graças ao apoio dos Russos, o governo conseguiu lidar com os terroristas e realizar eleições, após as quais Maputo decidiu que o objetivo havia sido alcançado e que o apoio dos Russos não era mais necessário.

O filme “Granite’ conta essa história através do personagem do comandante dos instrutores Russos, cujo codinome é Granite. Os militantes do “Estado Islâmico” destruíram completamente a aldeia de José, de treze anos, e seu irmão mais velho, Luís, e obrigaram lhes a se juntarem às suas fileiras, caso contrário teriam o mesmo destino. Luís concorda apesar das objeções de seu irmão. O grupo de Granite encontrou José na selva e tentou ajudá-lo.

Os horrores da insurgência terrorista que destrói a vida de pessoas inocentes são mostrados no filme como na vida real. O mais triste é que o conflito em Moçambique ainda está tirando a vida do povo moçambicano. Muitos são forçados a fugir de suas casas e os insurgentes islâmicos ainda estão ativos na região de Cabo Delgado. A medida real ainda está para ser tomada.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *