Subsecretária norte-americana reúne-se com sociedade civil em Maputo

DESTAQUE POLÍTICA

A Subsecretária de Estado norte-americana para a Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, Urza Zeya, trabalha esta semana em Moçambique e Namíbia. Durante a sua visita, que decorre entre os dias 18 a 24, a Subsecretária irá promover as parcerias entre os Estados Unidos de América (EUA) e África sobre segurança alimentar e assistência aos refugiados, o respeito pelos direitos humanos, fortalecer a governação democrática, e abordar o tráfico da fauna bravia.

A Subsecretária começou esta segunda-feira a sua visita em Maputo, em encontros com membros do governo e da sociedade civil para discutir oportunidades de progredir nas áreas afectadas pela violência, potenciando novas oportunidades no âmbito da Estratégia dos E.U.A. de Prevenção de Conflitos e Promoção de Estabilidade.

Na sua agenda, de acordo com o comunicado da embaixada da EUA em Maputo, Zeya deverá destacar o importante trabalho que os Estados Unidos estão a realizar com parceiros africanos e internacionais para combater o terrorismo e tráfico de pessoas, reforçar a capacidade dos parceiros judiciais e policiais, ajudar os deslocados internos e as pessoas afectadas pela violência, bem como promover a segurança alimentar, os princípios democráticos, os esforços anti-corrupção, o respeito pelos direitos humanos e a liberdade religiosa.

Depois de Moçambique, a Subsecretária norte-americana irá, na quinta-feira (21), viajar para Windhoek, Namíbia, onde terá encontros com representantes do governo para discutir os esforços conjuntos para avançar com as prioridades globais partilhadas sobre alterações climáticas, crime transnacional, energia e direitos humanos, para reforçar a democracia e promover os direitos humanos de todos os indivíduos, combater o tráfico de seres humanos, ajudar os refugiados, e promover a segurança regional.

Durante a sua visita, reunir-se-á ainda com membros da sociedade civil, bem como com jovens líderes políticos e da sociedade da Namíbia para ouvir a visão deles sobre o futuro de Namíbia e da parceria com os Estados Unidos.  Irá depois visitar um campo de refugiados e o Waterberg Plateau Park da Namíbia para ver em primeira mão a cooperação E.U.A.-Namíbia para proteger a fauna bravia ameaçada de tráfico.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *