Mesquita garante que obras da reabilitação da EN1 vão arrancar no segundo semestre de 2023

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Recentemente, Banco Mundial aprovou, através Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um financiamento na ordem dos 400 milhões de dólares para a reabilitação da Estrada Nacional Número Um “EN1”. Entretanto, de acordo com ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, as obras de reabilitação da EN1 não vão arrancar no presente ano, ou seja, há possibilidade das mesmas arrancarem depois de Junho de 2023.

Tal como aconteceu com a Estrada Circular de Maputo, o Governo pretende instalar mais portagens ao longo da Estrada Nacional Número Um para conseguir fazer a manutenção da mesma. Esta garantia foi tornada pública pelo titular da pasta de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos no Governo de Filipe Nyusi,.

“Se tudo correr bem, mais tardar, no segundo semestre próximo, ou seja, em 2023, vamos começar com as obras. As portagens são uma parte do processo de manutenção da via reabilitada”, assegurou Mesquita depois acrescentar que o Executivo vai levar a cabo projectos de engenharia e depois lançar o concurso público.

“Vamos ajustar e assinar os estudos que já temos e depois desenvolver-se o projecto executivo de engenharia. Após isso, vêm processos de lançamento de concurso público”.

De referir que o  Banco Mundial observou que a melhoria da EN1 aumentaria a acessibilidade do mercado interno, desbloquearia o potencial agrícola e turístico e beneficiaria cerca de 56% da população.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *