Site icon

Vilankulo quer aproveitar experiência de Marracuene para acelerar desenvolvimento

Os Governos de Marracuene e Vilankulo, chefiados pelos seus respectivos Administradores, realizaram nesta quarta-feira, 14 de Setembro, um intercâmbio intergovernamental com o objectivo de trocar experiências nas áreas de educação, saúde, comércio e infraestruturas. O Administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Junior, curvou-se perante a dinâmica do Distrito de Marracuene e do seu Administrador, tendo se prontificado a levar a experiência de Marracuene para acelerar o desenvolvimento daquele distrito da província de Inhambane.

Na qualidade de anfitrião do encontro, Shafee Sidat, abriu o intercâmbio intergovernamental falando das inovações e realizações do Distrito de Marracuene nos últimos meses. No sector da educação, Sidat destacou a redução das turmas que estudavam ao ar livre graças às parcerias público- privadas que foram criadas.

Olhando para o sector da saúde, o Administrador de Marracuene apontou melhorias, mas destacou a necessidade do distrito ter um centro de saúde moderno, tendo adiantado que já estão em curso trabalhos com o Ministério da Saúde com vista a materializar este sonho.

No que ao serviço de planeamento de infraestruturas diz respeito, Shafee Sidat falou da criação de um sistema que permite aos técnicos do Governo Distrital de Marracuene fazer o licenciamento de terrenos e obras o que, de certa forma, reduz possíveis casos de corrupção naquele sector.

“O Governo de Marracuene não atribui DUAT, mas emite licença que pode permitir aos residentes de Marracuene façam empréstimos bancários. Ao conseguir o licenciamento o cidadão não precisa  corromper ninguém. Tínhamos problemas dos pais que morreriam e os filhos não eram herdeiros das terras e habitações porque nao existiam documentos, mas com esse novo sistema isso pode ser ultrapassado”.

Por sua vez, o Administrador do Distrito de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Junior, declarou que o seu distrito que aproveitar a dinâmica e a experiência do Distrito de Marracuene nas áreas do turismo, educação, saúde e infraestruturas para acelerar o desenvolvimento do distrito por si dirigido.

“O Governo de Vilankulo veio  Marracuene para buscar experiências que Marracuene tem tido que nao são poucas. A dinâmica que nós verificamos tanto do Governo como na pessoa do senhor administrador Shafee Sidat esta a tornar Marracuene um distrito de referencia que cresce a olhos vistos com uma aprovação dos cidadãos em relação aos que sendo feito no domínio da infraestruturas, estamos a falar de escolas, ficamos animados em saber qe salas de aulas ao ar livre estão a ser reduzidas, que o turismo está a avançar, que a agricultura está a avançar e o cumprimento do manifesto eleitoral está acima dos 200%”.

No que respeita ao que Vilankulo pode oferecer a outros distritos, distrito com potencial turístico invejável, Galiza Matos Júnior, mesmo reconhecendo que o seu distrito ainda tem longo caminho por percorrer na captação de receitas, avançou que o seu distrito pode transmitir ao seu homólogo de Marracuene nas práticas agrícolas, assistencia aos agricultores, captação de investimentos na área de turismo.

“Marracuene deu-nos exemplo de como organizar o serviço de planeamento de infraestruturas, a distribuição de terrenos pelos cidadãos e consequentemente o licenciamento depois das obras, nós entendemos que Vilankulo deve levar esta experiência para Inhambane e aplicando sobretudo no nosso distrito. Vilankulo oferece algum conhecimento nas práticas agrícolas, assistência aos agricultores, captação de investimentos na área de turismo., mas temos no nosso encontro muitos desafios por cumprir, esses desafios passam pelo incremento das receitas”.

Exit mobile version