Chissano observa que “não haverá reconstituição, se ela não abranger os pedaços do tecido social que estão dispersos”

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Moçambique comemorou ,no dia 04 de Outubro, 30 anos da assinatura do Acordo Geral da Paz. Na celebração daquele efeméride, o antigo estadista moçambicano, Joaquim Alberto Chissano, apelou às igrejas para abandonarem as diferenças e partilhar uma mensagem única com vista a se alcançar entendimento.

De acordo com Alberto Chissano, que falava à margem de uma reunião inter – religiosa, a sociedade moçambicana precisa de se reconciliar, tendo apontado que “as religiões podem construir paz e educar por ela. As religiões não podem ser usadas para a guerra. Só a paz é santa; e que ninguém use o nome de Deus para ‘abençoar’ o terror e a violência”.

Chissano considera, por outro lado, que, no presente, por várias razões, a sociedade moçambicana está rompida e insta as igrejas para serem mais activas com vista a se alcançar a verdadeira paz no país.

“As igrejas e mesquitas estão muito mais propensas a encontrar situações em que são chamadas a dirimir conflitos familiares, porque estão em toda a parte, estão em contacto com as famílias e sabem onde houve ruptura da sociedade”, disse Chissano.

A Guerra entra a Frelimo e a Renamo já faz parte do passado, contudo o conflito que durou 16 anos, segundo Joaquim Chissano, rasgou o tecido social que precisa urgentemente de ser reconstituído, mas o antigo Presidente da República observa que “Não haverá reconstituição, se ela não abranger os pedaços do tecido social que estão dispersos”.

Nas entrelinhas, Chissano apontou que o terrorismo, o consumo excessivo do álcool, os acidentes de viação e a violência contra idosos são outros factores que minam  paz no paiis.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *