Terão Matlombe e companhia desistido da ideia de contrariar a decisão do Apostolado da África do Sul e Médio Oriente?

DESTAQUE SOCIEDADE

Recentemente, o Apostolado da África do Sul e Médio Oriente, órgão da sede da Igreja Velha Apostólica, visando restabelecer a tranquilidade e paz no seio daquela congregação religiosa em Moçambique, decidiu antecipar, com carácter imediato, a reforma de Apóstolo Matlombe, passando este a ser Apóstolo Emérito. Contudo, a decisão do órgão central não foi bem acolhida pelo Conselho de Direcção cessante da igreja que decidiu convocar uma conferência de imprensa para abordar temas relacionados com os últimos acontecimentos no seio da igreja, mas a última hora decidiu adiar a conferência de imprensa não se sabendo ao certo se é sinal de ter se conformado com a decisão do órgão central ou está delinear estratégias para continuar no “poder”.

Abriu-se, no passado dia 07 de Outubro, uma nova página na Igreja Velha Apostólica de Moçambique. A destituição de Jaime Cesar Matlombe foi celebrada com pompa e circunstância pelos crentes que estavam visivelmente agastados com o caminho que aquela congregação religiosa trilhou nos últimos anos.

As paróquias tornaram-se num palco de batalha campal entre os apoiantes de Matlombe e os membros que entendiam que o Apóstolo destituído, envolvido em escândalos sexuais e financeiros, não tinha condições morais para continuar a dirigir os destinos da igreja.

Entretanto, a resiliência de Jaime Cesar Matlombe terminou no dia 07 de mês em curso quando faltavam dois meses para o mesmo ir à reforma. A decisão do Apostolado da África do Sul e Médio Oriente, órgão da sede da Igreja Velha Apostólica, se por um lado foi festejada pelos crentes, por outro, surpreendeu Matlombe e companhia, uma vez que esperavam continuar na liderança daquela congregação religiosa até Dezembro do ano em curso.

Para continuar no poder, Matlombe e seus comparsas, através de um comunicado datado de 10 de Outubro, chamou a imprensa para reagir sobre os últimos acontecimentos que marcaram a vida da igreja nos últimos tempos, mas debalde não compareceram.

Contactado pelo Evidências, o Secretário – Geral da direcção destituída, Nicolau Mabunda, sem avançar as razões, declarou que a conferência de imprensa foi adiada para uma data ainda por anunciar não se sabendo ao certo se esta decisão é sinal de que Jaime Matlombe  e companhia desistiram de desafiar a decisão do Apostolado da África do Sul e Médio Oriente.

Segundo o que o Evidências apurou na sede da Igreja Velha Apostolica em Moçambique, está vetada a entrada de Matlombe e os demais membros da direcção cessante naquelas instalações.

“Eles marcaram uma conferência de imprensa, mas já foram informados que não podem entrar aqui. Estes só podem estar a brincar com os jornalistas. Não temos conhecimento desta conferência de imprensa e temos ordens para não permitir reuniões da direcção cessante”, disse a fonte

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *