Teresa Taimo lança “A Mulher na Defesa da Pátria”

CULTURA DESTAQUE SOCIEDADE

O Observatório das Mulheres e Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique lançaram, na segunda – feira, 05 de Dezembro, no Clube Militar, na Cidade de Maputo, o livro intitulado a “A Mulher na Defesa da Pátria” da autoria da Alferes Teresa Taimo e prefaciado pela activista social Quitéria Guirengane.

No evento que juntou vários quadros do Ministério da Defesa Nacional e algumas forças vivas da sociedade civil, a capitã Marília Chambul, para além apontar que as mulheres estão orgulhosas por integrar as fileiras da FADM, garantiu que as mesmas estão prontas para servir a pátria depois de terem feito o juramento.

“Como mulheres, nós estamos dispostas a fazer parte da soberania da pátria, somos todas igualmente tratadas e cada uma de nós têm direitos e deveres “, declarou Chambul.

Na qualidade de prefaciadora do livro “A Mulher na Defesa da Pátria”, Quitéria Guirengane mostrou-se honrada e comparou a oportunidade que lhe fora concedida pela Teresa Taimo como uma missão de servir a pátria.

Por sua vez, Taimo, que na sua obra procura rever e questionar conceitos, crenças e caminhos firmes da vida em confronto com outros sistemas culturais e de pensamento, advogou que com o lançamento do livro ficará provado que as mulheres são capazes de fazer os que os homens fazem.

“Somos mulheres que lutam para ordem nacional, somos mulheres engajadas na defesa da pátria ”, disse Taimo.

Para além do lançamento do livro A Mulher na Defesa da Pátria, o Clube Militar testemunhou ainda o lançamento da obra “A Refugiada” que, por sua vez, conta em jeito de crônicas os anseios das Forças Armadas de Defesa de Moçambique no Teatro Operacional Norte.

Aliás, nesta obra Teresa Taimo busca uma imagem da refugiada que é marcada por questões de discriminação, exclusão, objectivação (sexual), preconceito e a consequente imagem estereotipada da mulher quer pelas famílias, meio social e o estado eminente de Direito, dirigindo-se para todos os conscientes ou inconscientes que continuam no cárcere dos paradigmas sócias referentes à posição da mulher na sociedade machista.

Se por um lado, Jaime Macamo, acompanhado pelo Grupo Cultural da Marinha, abrilhantou a cerimônia com o som das suas músicas. Por outro, presenciou-se poemas   que versavam sobre as qualidades e capacidades da mulher.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *