Está finalmente encontrado o sucessor de André Magibire, exonerado por Ossufo Momade, Presidente da Renamo, através de um despacho datado de 05 de Setembro, do cargo de secretário – geral do partido. Trata-se de Clementina Francisco Bomba, por sinal, a primeira mulher a ocupar aquele prestigiado cargo no maior partido da oposição em Moçambique.
Volvidos quatro meses depois da exoneração de André Magibire, a Renamo escolheu a nova secretária – geral do partido. Contra todas as expectativas, a escolha não recaiu nos ditos “pesos pesados” do maior partido da oposição.
Clementina Bomba foi eleita à margem do Conselho Nacional da Renamo que teve lugar na Cidade de Maputo. Contudo, foi através das suas páginas nas redes sociais que o presidente da Renamo, Ossufo Momade, tornou pública a nomeação da primeira mulher para o cargo de secretária – geral do partido.
Momade destacou que a nomeação de Clementina Francisco Bomba constitui um marco importante na política interna do partido.
Antes de chegar ao cargo deixado por André Magibire, Bomba desempenhou no seio do maior partido da oposição no país as funções de vice – presidente da Bancada Parlamentar da Renamo e de Delegada Política da Renamo na província de Maputo.
“Nós, a Renamo, somos pela valorização dos nossos Quadros independentemente do género ou proveniência. É nessa perspectiva que este Conselho Nacional ractificou a proposta para ao cargo de Secretário Geral do Partido a senhora Clementina Francisco Bomba para assumir uma função que é pedraangular no funcionamento administrativo da nossa Organização”, discursou Momade no encerramento da reunião, momentos depois de conferir a posse a nova SG.