CDM apoia FIPAG na ampliação do sistema de abastecimento de água em Muatala

DESTAQUE ECONOMIA

O crónico problema de acesso à água potável no posto administrativo de Muatala, arredores da Cidade de Nampula, será minimizado nos próximos dias, em resultado de um Memorando de Entendimento assinado, esta quinta-feira, entre o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) e a empresa Cervejas de Moçambique (CDM), a luz do qual, para além de ampliar os sistemas de abastecimento de água na zona de Muatala, na província Nampula, será melhorada a eficiência e qualidade dos serviços.

Ao abrigo do referido Memorando de Entendimento, a CDM vai desembolsar cerca de 32 milhões de meticais para o investimento em infra-estruturas hidráulicas com capacidade de produção de 40m3/h de água, o que vai contribuir para a melhoria das condições de vida da população. Ao todo, serão construídos 10 furos de água, estimando-se que beneficiem cerca de 300 famílias.

Falando na ocasião, o director-geral do FIPAG, Victor Tuacale, enalteceu a contribuição da CDM, destacando o défice no fornecimento de água em Nampula, província em que o fundo público abrange apenas um milhão de pessoas.

“Congratulamos a iniciativa da CDM que vai aumentar a nossa capacidade de abastecimento de água naquele ponto do país. Com a abertura destes furos vamos conseguir resolver uma parte desta problemática que nós não conseguimos resolver”, disse, garantindo que além de fornecer o precioso líquido a mais de 1800 pessoas ao redor, o projecto vai garantir o abastecimento de água à fábrica da CDM localizada naquela zona durante o período de estiagem em 24h/dia.

Por sua vez, Eugénia David, representante da CDM, afirmou que o foco da empresa não é apenas a produção e distribuição de bebidas alcoólicas, mas o crescimento sustentável com as comunidades, principalmente aquelas que se encontram nas cercanias das suas fábricas.

A responsável lembrou as diversas iniciativas de responsabilidade social apoiadas pela CDM, em particular nas áreas de ambiente, agricultura e saúde, esta última área beneficiária de um valor de um milhão de dólares norte-americanos da empresa destinados à compra da vacina de prevenção contra a Covid-19.

Refira-se que Nampula é a província mais populosa do país com perto de seis milhões de habitantes e enfrenta problemas crónicos de abastecimento de água potável.

Facebook Comments