Natal solidário: Rotary Club ampara meninas do Orfanato Casa Madre Maria Clara

SOCIEDADE

Os jovens e adolescentes do Rotary Club of Maputo (Rotaract), uma entidade chancelada pela Rotary Clube of Mozambique, em parceria com a SMS Catering, organizaram, recentemente, um natal solidário para as meninas do Orfanato Casa Madre Maria Clara, na Cidade de Maputo. Durante o evento, que contou com colaboração Rotary Clube of Mozambique, os jovens e adolescentes doaram produtos de higiene, alimentos não perecíveis, roupas e valores monetários.

Brian Holmes, presidente da Rotary Club of Mozambique para o biénio 2022-23, referiu que a sua agremiação juntou-se a Rotary Club of Maputo na organização do natal solidário no Orfanato Casa Madre Maria Clara porque esta estava com o plano avançado, tendo, para o efeito, contado com a imprescindível parceria da SMS Catering.

“Nós estamos gratos por estar aqui a celebrar com estas meninas. É um pequeno gesto, mas tentamos trazer um pouco de alegria, um pouco de solidariedade, para que elas saibam que existe uma comunidade que reconhece a sua situação”, disse Brian Holmes.

Holmes não tem dúvidas que uma coordenação e colaboração entre os empresários, Governo e outras organizações não governamentais (ONG) pode melhorar a vida dos mais carenciados, tendo igualmente apontado que os desafios da Rotary Club of Mozambique ainda são grandes.

“Já implementamos vários projectos dentro deste centro. Por exemplo, já oferecemos máquinas de costura, já oferecemos sementes para horta e para o jardim, sempre estamos fazendo alguma coisa, não só no natal solidário”, disse o presidente da Rotary Club of Mozambique, para posteriormente avançar que a sua agremiação está no aguardo de um financiamento internacional para desenvolver um projecto integrado que vai ter a componente de sustentabilidade, onde serão ministrados cursos de culinária bem como corte e costura.

Para além dos cursos supracitados, segundo Brian Holmes, que avançou que o projecto será desenvolvido em colaboração com a Rotary Club of Itália, que por sua vez vai trazer formadores e voluntários, a Rotary Club of Mozambique pretende trazer a componente de informática e compromete-se a oferecer tablets com vista a melhorar a qualidade das aulas e aprendizado.

Prosseguindo, o presidente da Rotary Club of Mozambique tornou público que no próximo ano será lançado o Projecto Esperança, sendo que o mesmo vai durar entre três e cinco anos.

Na qualidade de porta-voz do Rotary Club of Maputo, Maria Angélica Salomão referiu que esta não é a primeira vez que a sua agremiação presta apoio ao Orfanato Casa Madre Maria Clara, uma vez que está a 15 anos a “mostrar às crianças que não estão sozinhas e que têm outra família, neste caso, a família rotária”.

Por sua vez, a presidente dos jovens e adolescentes do Rotary Club of Maputo (Rotaract), Laura Matias Djedje, disse que os donativos foram disponibilizados de acordo com as necessidades apresentadas pelas meninas do Orfanato Casa Madre Maria Clara.

Laura referiu ainda que dentro da Rotary Club existe uma área que responde pelos serviços comunitários, cuja finalidade é ajudar as pessoas carenciadas, tendo referido ainda que “está em vista a doação de três bancas com produtos a três famílias carenciadas, com vista a garantir o seu sustento”, para posteriormente fazer o monitoramento do negócio.

O Orfanato Casa Madre Maria Clara cuida de meninas com idades compreendidas entre 06 e 18 anos. A Irmã Elisa Moisés, que com a ajuda de outras irmãs franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição cuida das raparigas, foi parca nas palavras diante do gesto da Rotary Club of Mozambique.

“Significa que da parte deste grupo há algo que move os seus corações, sobretudo na parte em que olham para os que mais precisam. O mundo de hoje é muito individualista, então quando aparece alguém que faz uma coisa destas é de se louvar”, declarou.

O centro acomoda, no momento, 80 meninas de diferentes idades, histórias e proveniências diferentes, mas a Irmã Elisa Moisés revelou que existem mais sete raparigas que moram nas proximidades, que se têm juntado às meninas durante o dia e no fim do dia regressam às suas casas.

“As meninas ajudam a fazer a limpeza na casa junto das outras irmãs, vão à escola e no fim do dia elas preparam o jantar”.

A irmã Elisa mostra-se feliz diante do evento organizado, mas gostaria que não fosse apenas na época do natal, e, por outro lado, clamou por socorro para quem puder ajudar com o material escolar, uma vez que o ano lectivo já está à porta.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *