Posto de Administrativo de Chinga ligada à Rede Eléctrica Nacional

DESTAQUE SOCIEDADE

A Electricidade de Moçambique (EDM) pretende até 2030 iluminar todo o território nacional no âmbito do Programa Energia para Todos. Foi no âmbito deste programa que a EDM colocou a Sede do Posto Administrativo de Chinga, no Distrito de Murrupula, na Província de Nampula, ligada, desde esta quinta-feira, 22 de Dezembro, à Rede Eléctrica Nacional (REN).

De acordo com a Electricidade de Moçambique, a extensão da rede eléctrica àquele Posto Administrativo foi financiada pelo Governo de Moçambique (GdM) num total de 82,3 Milhões de meticais e consistiu na construção de 32km de Linha de Média Tensão a 33kV, a partir da localidade de Cazuzu.

A EDM refere ainda que projecto “prevê a construção de 10km de rede de baixa tensão, a instalação de 150 Candeeiros de Iluminação pública e 05 (cinco) Postos de Transformação de 100kVA de potência, o que irá assegurar a ligação de 500 consumidores, nesta primeira fase”.

Depois da electrificação da Sede do Posto Administrativo de Chinga, subiu para 52 o número de distritos ligados à Rede Eléctrica Nacional ao nível da província de Nampula, sendo que no presente ano foram electrificados 12 Postos Administrativos, dois quais 09 (oito) por meio da Rede Eléctrica Nacional e os restantes três por via de sistemas isolados.

A Electricidade de Moçambique refere ainda que no âmbito da electrificação dos Postos Administrativos, foram construídos, em todo o país, no ano em curso, um total de 291km de Rede de Média Tensão, 110km de Baixa Tensão e montados 54 Postos de Transformação.

Refira-se que, no âmbito do Programa Energia para Todos e do Projecto de Electrificação das Sedes dos Postos Administrativos do País, a Electricidade de Moçambique continua a mobilizar recursos para, de forma progressiva, permitir que mais de 10 milhões de pessoas tenham, pela primeira vez, acesso à energia eléctrica, até 2024.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *