Tropigalia torna-se na 12ª empresa cotada na BVM

DESTAQUE ECONOMIA

A Tropigalia tornou-se, recentemente, na 12ª empresa cotada na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) depois de ver admitidas as suas acções no Mercado de Cotações Oficiais. Para além de ser oitava empresa do segmento a entrar na BVM, a Tropigalia tornou-se na 12ª empresa cotada na Bolsa de Valores de Moçambique.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, a operação, aprovada pelo Banco de Moçambique, na qualidade de supervisor do Mercado de Capitais, foi feita tendo em conta os princípios de transparência, inclusão, integridade e equidade, sendo que foram emitidas 6.519.203 acções nominativas.

″Esta operação permitiu que chegássemos a um total 12 empresas cotadas em Bolsa, contribuindo para a promoção do Mercado de Capitais em Moçambique, permitindo que paulatinamente se desmistifique a visão da Bolsa de Valores em Moçambique, favorecendo o emponderamento económico dos cidadãos”, explicou Valá.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Tropigalaia, Adolfo Correia, considerou que a entrada da empresa por si dirigida na BVM representa um marco histórico, uma vez que permite um acréscimo de mais de mil investidores na estrutura acionista o que, de certa forma, pode permitir a captação de cerca de cinco milhões de dólares.

“Mais de 50% dos nossos colaboradores são nossos accionistas, o que reforça a confiança que a nossa equipa tem no futuro da empresa, e reforça ainda a nossa identidade como empresa: somos uma grande família e confiamos uns nos outros”, disse Correia para depois destacar que a entrada da Tropigalia na Bolsa de Valores de Moçambique vai aumentar a logística da empresa.

“O montante arrecadado na operação pública permitirá à empresa manter a sua política expansionista, construindo mais centros de distribuição e armazéns pelo país fora, garantindo deste modo o aumento da capacidade logística da empresa e consequente aumento de parceiros”.

Refira-se que o período de subscrição da Tropigalia na BVM decorreu entre 17 de Outubro e 04 de Novembro, sendo que o início das transações terá lugar a partir do dia 05 do corrente mês de Janeiro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *