INS defende que é preciso manter o alerta para evitar novas subidas de casos da Covid-19

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Depois de registar uma curva descendente de número de casos activos no grosso dos meses do ano passado, Moçambique registou entre Dezembro (de 2022) e Janeiro do corrente ano 152 casos positivos, sendo que os casos activos subiram de 124 para 276. A subida ligeira do número de casos activos preocupa sobremaneira o Instituto Nacional de Saúde que adverte que é preciso manter o alerta, reforçar a prevenção e a vacinação para evitar novas subidas de casos da Covid-19.

O Instituto Nacional de Saúde mostrou-se preocupado com o aumento de casos activos da Covid-19, porém refere que os dados registados entre Dezembro de 2022 e Janeiro do corrente ano não são alarmantes.

“Ainda não há uma consistência em relação ao aumento de casos a nível provincial. Isso significa que devemos continuar a monitorizar por mais dias, mais tempo, para avaliar se existe alguma consistência. No entanto, embora não haja consistência a nível provincial, este aumento, discreto, é motivo de alerta”, disse Eduardo Samo Gudo, director-adjunto do INS citado pelo “Jornal O País”.

Por outro lado, o director – adjunto do Instituto Nacional de Saúde referiu que ainda não chegou a hora de aplicar as medidas restritivas, tendo igualmente declarado que as novas variantes da Covid-19 que circulam no país não são motivo de preocupação.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *