Save the Children e parceiros garantem retorno e retenção de raparigas à escola

DESTAQUE SOCIEDADE

A Save the Children refere que cerca de 48% das raparigas moçambicanas casam-se antes dos 18 anos devido à pobreza, altos índices do analfabetismo e hábitos culturais, as obrigando a abandonar os estudos. Em muitos casos as raparigas anseiam retornar a escola após o parto, mas não tem sido algo fácil, e quando acontece muitas vezes as raparigas são colocadas no período nocturno. Por essa razão, no âmbito do programa “Nored”, a Save the Children está em parceria com a JOS-SOAL lutando para promover a retenção e regresso das raparigas à escola nos distritos de Guro e Gondola, na província de Manica.

Esta iniciativa está sendo implementado em 12 escolas a nível de Guro e Gondola, promovendo iniciativas de sensibilização às comunidades escolares com o intuito de reduzir a incidência de adolescentes grávidas e de casamentos prematuros, assegurando que aquelas que engravidam ou têm um filho, sejam retidas ou voltem à escola após o parto.

No campo os resultados são visíveis pois já foram reintegradas mais 40 mães adolescentes, onde são do 19 do distrito de Gondola e 21 de Guro. As adolescentes beneficiaram de diverso material escolar e, actualmente participam activamente em sessões de aconselhamento, activismo e palestras promovidas pelos educadores de pares e provedores de saúde nas suas escolas e comunidades.

Como forma de intensificar as actividades de protecção da rapariga, a JOS-SOAL, uma das organizações parceiras da Save the Children que tem trabalhado nos distritos de Guro e Gondola tem trabalhado para assegurar a retenção ou regresso das raparigas socialmente desfavorecidas à escola em diversas escolas locais.

Em decorrência desta parceria, as raparigas de Guro e Gondola tem se beneficiado de preparação para os exames de admissão ao ensino superior, de bolsas de estudos para as mães adolescentes e apoio técnico para a realização das actividades.

De referir que este projecto conta com o financiamento da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento com foco na sensibilização comunitária para a redução da incidência de adolescentes grávidas e do casamento prematuro, assegurando que adolescentes que engravidam ou tem um filho voltem à escola depois do parto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *