Por conta das intensas chuvas que têm abatido sobre a área metropolitana de Maputo, a sociedade AdRMM (Água da Região Metropolitana de Maputo, SA), participada pelo FIPAG (Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água) alerta aos consumidores, restantes clientes, parceiros e população em geral, sobre a eventual redução no abastecimento regular de água potável, particularmente à Cidade de Maputo.
Este alerta ocorre em consequência do actual agravamento da situação hidrológica, gerando o aumento das descargas de água, que se verifica no rio Umbelúzi, a principal fonte de abastecimento deste precioso líquido à Estação de Tratamento de Água (ETA) da AdRMM.
No entanto, o Evidências apurou que a eminente redução no abastecimento de água está ligada ao volume de águas das chuvas que estão caindo, pois impactam directamente na qualidade das águas na estação de tratamento. Associado a isso estão as descargas que estão sendo feitas pela Barragem dos Pequenos Libombos na província de Maputo.
A fonte referiu ainda que existe tecnicamente, um nível exigido para a captação e tratamento de águas e no momento a ETA está recebendo grandes volumes de água facto que pode provocar avaria dos equipamentos e de todo sistema.
A sociedade Águas da Região Metropolitana de Maputo aconselha aos consumidores para uma utilização prudente no consumo de água, para que efectuem as devidas reservas, em face desta eventualidade na redução do abastecimento deste preciso líquido.