Site icon

Niassa regista 16 óbitos e mais de dois mil novos casos de cólera

A província de Niassa, no norte do país, continua em alerta devido aos casos da cólera numa altura em que o sector de saúde está a fazer de tudo para travar novas infecções, contudo nos últimos dias foram registados 16 óbitos e foram diagnosticados 2.598 novos casos.

Do total dos novos casos registados nos últimos dias, 2.558 receberam alta depois de dias de internamento nos Centros de Tratamento da Cólera – CTCs, na cidade de Lichinga e nos distritos de Chimbunila, Lago, Mecanhelas, Sanga e Mandimba, onde medidas de prevenção estão em curso, sendo que a mais expressiva é a campanha de vacinação lançada à 27 de Fevereiro.

As autoridades de saúde na província de Niassa esperam vacinar 719 mil pessoas nos cinco distritos que neste momento considerados como sendo os mais críticos. A campanha de vacinação, segundo a MISAU, está orçada em 20 milhões de meticais.

E porque ainda há casos de desinformação sobre a origem da cólera, os dirigentes daquela província, nomeadamente a Secretária do Estado, Lina Portugal, e a governadora, Judite Massangele, estão empenhados na sensibilização à população para aderir a vacinação em curso.

O Médico-chefe na província de Niassa, Narciso Rondinho, revelou que foram já imunizadas 225 mil pessoas, mas a participação da juventude, grosso número das vítimas que deram entrada nos Centros de Tratamento da Cólera, ainda está longe das expectativas.

Exit mobile version