Ossufo Momade disposto a recandidatar-se à presidência da RENAMO para concorrer às eleições gerais de 2024

DESTAQUE POLÍTICA

O líder do maior partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade manifestou junto do congresso da RENAMO, o interesse de se recandidatar a presidência da Renamo para a posterior concorrer como candidato à Presidência nas eleições gerais de 2024. Momade disse estar disposto a lutar contra os desmandos do partido no poder, pois no seu entender este comporta-se como um “partido-Estado” que só mistura as coisas.

Ossufo Momade falava em Lisboa a 04 de Março passado, onde esteve para um encontro do Instituto Democrático do Centro (IDC), organização internacional que representa os partidos de centro-direita.

“Eu estou disponível porque ainda sou jovem e tenho energia para continuar a dirigir o partido Renamo, mas tudo vai depender dos órgãos do partido. Ainda bem que vamos ter o congresso; o órgão que decide quem vai ser o candidato do partido”, afirmou Momade.

Momade refere que suceder um líder carismático como Afonso Dhlakama “é um desafio”, mas, “neste momento, estamos a trabalhar para unir a família Renamo, porque o objectivo principal da Renamo é dirigir o país”, explicou Momade.

Com olhos voltados para as eleições de 2024, Momade salientou que a Constituição proíbe que o Presidente da República se candidate a um terceiro mandato, e que o povo moçambicano quer alternância política, daí que se propõe a fazer de tudo para que o actual presidente não se recandidate a um terceiro mandato.

“Todos aqueles que passaram por lá fizeram dois mandatos, Chissano, Guebuza e porque é que este vai fazer três mandatos?” Questionou Momade, enquanto se mostrava confiante numa vitória nas eleições gerais de 2024.

Defender a Constituição da República diz ser a sua maior prioridade, pois todo o Presidente deve cumprir dois mandatos no máximo, vincou Momade.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *