Governo garante que já dispõe de fundos para subsidiar os transportadores

DESTAQUE SOCIEDADE

Em Julho do ano passado, para travar a subida da tarifa de transporte de passageiros, o Banco Mundial disponibilizou 50 milhões de dólares para subsidiar os transportadores entre Julho e Dezembro. Contudo, os transportadores encabeçados pela FEMATRO não chegaram de receber os prometidos subsídios. Na segunda – feira, 06 de Março, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, garantiu que o Governo já dispõe de fundos para subsidiar os transportadores.

Fatigados pela falta de seriedade do Executivo no que respeita ao pagamento de compensações, os transportadores encabeçados pela Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), depois de uma reunião com o Conselho Municipal de Maputo, decidiram a agravar a tarifa na Área Metropolitana de Grande Maputo.

O titular do pelouro dos Transportes e Comunicações adiantou, num passado recente, que ao invés do transportador o Governo pretendia subsidiar o passageiro através da bilhética electrônica. Contudo, tratava-se de mais uma mentira de Magala porque aquele instrumento caminha passos largos de entrar no rol dos projectos falhados.

Aliás, desde que foram incrementados três meticais na tarifa de transporte de passageiros na Área Metropolitana de Grande Maputo, o Executivo ainda não subsidiou os grupos mais vulneráveis, ou seja, idosos e deficientes.

A Agência Metropolitana de Transportes (AMT) jurou de pês juntos que o a dívida de quatro meses de compensações aos transportadores deveu-se à demora na disponibilização das listas por parte da FEMATRO. Entretanto, o ministro dos Transportes e Comunicações desmentiu essa informação e assumiu que, mesmo com os 50 milhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial, O Governo não disponha de fundos para o efeito.

Volvidos nove dias depois da entrada em vigor da nova tarifa e numa altura em que o Governo tem demonstrado alguma incapacidade de pagamento regular das remunerações dos Funcionários e Agentes do Estado (FAE), Mateus Magala veio ao terreno garantir, mesmo sem adiantar datas, que já há fundos para pagar compensações aos transportadores referentes ao ano passado.

“Reunimo-nos com a FEMATRO durante o último fim-de-semana para resolver esta situação e também tive a oportunidade de falar com o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, que garantiu que já há disponibilidade financeira. Portanto, muito em breve, vamos pagar as compensações aos transportadores semicolectivos de passageiros”, prometeu Magala.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *