Guardas prisionais insurgem-se contra director da B.O por causa de bebidas alcoólicas

DESTAQUE SOCIEDADE

No fim da manhã desta segunda-feira, começaram a circular informações em grupos restritos sobre um alegado tumulto na Penitenciária de Máxima Segurança de Maputo, vulgo BO, envolvendo os reclusos. No entanto, após uma averiguação, Evidências apurou que não se tratou de um tumulto na cadeia,apenas uma revolta de agentes da guarda prisional. A informação é confirmada pelo Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP).

Segundo apurou o Evidências, os referidos agentes estavam a protestar contra a ordem do director da cadeia que ordenou a retirada docacifo na caserna onde guardam seus haveres, alegando que eles guardam lá bebidas.

De uma fonte interna da cadeia, apuramos que os agentes estavam a recusar ordens superiores e que realmente os cacifos servem para esconder bebida, sobretudo espirituosa, que depois vendem aos reclusos no estabelecimento prisional.

Entre as bebidas mais comuns e que são introduzidas no recinto pelos guardas, consta o Lord Gin e outras espirituosas de pequena dimensão como tentação.

Evidências contactou o SERNAP, através do seu porta-voz, Clemente Intasamule,  que começou por negar a existência de qualquer tumulto envolvendo reclusos, mas assumiu ter havido um desentendimento entre a guarda e a direcção, mas se escusou a dar mais detalhes por tratar-se de assuntos de gestão interna da instituição.

Facebook Comments