Empresa perspectiva expandir seus serviços a nível internacional

ECONOMIA
  • SMS Catering celebra 30º aniversário

A SMS Catering, empresa que revolucionou o ramo de catering em Moçambique, celebrou, este sábado, o seu trigésimo aniversário no mercado. A cerimónia, que decorreu no magnífico salão da empresa em Maputo, condecorou funcionários da empresa e antigos gestores. Foram também relembrados momentos relevantes da vida da empresa ao longo das três décadas de actuação na indústria alimentar. O actual Presidente do Conselho de Administração (PCA) da SMS Catering, José Filomena Cossa, fez um balanço positivo do percurso da empresa e partilhou com centenas de convidados a visão que a empresa tem para a internacionalização.

A empresa cujo percurso se confunde com a história do catering na pérola do Índico celebrou, na última semana, o 30º aniversário. Pela efeméride, foi organizado um almoço que contou com a presença da actual direcção, colaboradores, parceiros, accionistas e trabalhadores reformados.

A cerimónia foi o ponto mais alto do aniversário da empresa constituída a 19 de Março de 1993. Para os próximos dias, mais actividades estão agendadas para marcar as três décadas de vida da SMS Catering, que num primeiro momento esteve focada no segmento da aviação, onde destaca-se como pioneira do verdadeiro conceito de catering em Moçambique. Neste percurso, não tardou que fosse necessário e imprescindível actuar também nos segmentos industrial e de eventos.

O PCA da SMS Catering, José Salome Cossa, pediu aos colaboradores para não olharem para a empresa por si dirigida pelo actual estágio, mas sim pelo seu percurso no mercado nacional, tendo ainda falado da necessidade de se internacionalizar a marca da empresa para que tenha seu reconhecimento além-fronteiras.

“Dou os parabéns a todos que fizeram parte desta trajectória. Alguns nem tem noção do percurso da SMS Catering. É difícil falar dos 30 anos da SMS, porque o percurso é muito grande, mas queremos pedir aos nossos colaboradores para que não olhem para a SMS pelo actual estágio, mas pelo seu percurso. Nossos desafios são grandes, queremos internacionalizar a empresa”, disse Cossa,  perspectivando depois que os próximos anos serão muito difíceis para a SMS Catering. “As pessoas devem se formar individualmente e com ajuda da empresa. Essa é uma área muito importante que, sem conhecimento, não há como avançar. Os próximos anos não serão anos fáceis. Serão anos difíceis”, sublinhou Cossa.

O PCA ilustrou igualmente a importância da empresa ter reservas, ao lembrar que foi graças as reservas da empresa que foi possível, no auge da Covid-19, em 2021, a empresa conseguir pagar salários a quase duas centenas de trabalhadores sem que estivesse a produzir.

José Viegas foi um dos que tiveram o privilégio de acompanhar a evolução da SMS Catering, desde o início das actividades. O antigo director – geral das Linhas Aéreas de Moçambique lembrou o processo da criação da SMS Catering. “Tinha um empresário italiano que fazia negócios no Aeroporto Internacional de Maputo. Antes, as comidas eram armazenadas em frigoríficos e ele cobrava em cada refeição três vezes mais. Então decidimos que tínhamos de fazer o nosso próprio negócio. Fizemos um grande trabalho. A todos vocês, o meu agradecimento por aquilo que fazem nesta indústria de restauração”, disse Viegas.

Na cerimónia, a empresa procedeu com as condecorações dos trabalhadores com 15, 20 e 25 de serviço. Um reconhecimento extensivo aos reformados, fornecedores, clientes e parceiros.

Antónia Tamile recebeu o galardão de ouro pelo facto de estar na equipa da SMS Catering há mais de 25 anos. Tamele não escondeu a alegria por merecer a distinção e espera que a SMS continue a trilhar pelo caminho do crescimento nos próximos anos.

Em representação do IGEPE, instituição estatal que recebeu o prémio de um dos melhores parceiros da empresa que lidera o catering de aviação em Moçambique, estava Ricardina Boco, que se mostrou feliz pela distinção e referiu que espera que a SMS Catering continue a desenvolver. “Em nome da IGEPE, queria agradecer pela condecoração e ao mesmo tempo queria dizer que o impacto e os resultados desses 30 anos são notáveis pela forma que a SMS tem vindo a desempenhar as suas funções. Que continuem a trabalhar em equipa, que continuem a saber servir tal como tem feito nos últimos 30 anos. Não tenho como falar de SMS, sem falar de boa comida. Renovamos a nossa confiança nos serviços da SMS”, declarou Boco.

Facebook Comments