Moçambique a passos largos de concluir plano para erradicação da cólera

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

O ministro da Saúde, Armindo Tiago, revelou, nesta terça-feira, 02 de Maio, o país encontra-se numa fase avançada no que respeita a elaboração do Plano Nacional de Acção para a Eliminação da Cólera, tendo, por outro, referido que a submissão do mesmo para a aprovação pelo Governa poderá acontecer no segundo semestre do ano em curso.

Foi durante a abertura oficial da VIII Reunião do Comité Directivo da Global Task Force on Cholera Control, evento que decorre até sexta-feira na cidade de Maputo, que o titular do pelouro da Saúde explicou que se trata de um plano ambicioso que pretende consolidar a abordagem multissectorial e preventiva da resposta à cólera, cuja materialização vai exigir o envolvimento de todos os sectores-chave.

Armindo Tiago destacou a relevância do encontro, referindo que Moçambique vai ter o privilégio de aprender e partilhar experiências com outros países, relativamente à adopção de uma resposta baseada em evidência científica, rápida implementação de um sistema de gestão de incidentes, com a indicação de um gestor nacional de incidentes para a coordenação operacional da resposta, entre outras valências.

Ainda na sua intervenção, o governante referiu que o país está a colher sucessos na gestão de casos de cólera, referindo que as acções combinadas adoptadas pelo sector da Saúde levaram à melhoria da situação epidemiológica da doença nas últimas semanas no país, porém chamou atenção para não se relaxar, considerando que ainda existem importantes focos de transmissão.

“O número semanal de casos reduziu de 5.106 casos na semana epidemiológica 12 para 870 na última semana epidemiológica (semana 17). No entanto, gostaria de deixar o alerta: ainda não é o momento de baixarmos a guarda, pois ainda permanecem importantes focos de transmissão em várias regiões do país”, alertou.

Refira-se que a VIII Reunião do Comité Directivo da Global Task Force on Cholera Control, evento que junta mais de 70 especialistas internacionais na área de cólera, tem como objectivo discutir, entre outros temas, as áreas prioritárias para as intervenções multissectorias, a vigilância ao nível nacional, regional e global, o fortalecimento das capacidades de diagnóstico laboratorial e qualidade, tendo em vista melhorar as estratégias dos países para o controlo e eliminação da doença.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *