Lucros do BNI sobem 80% para 208,62 milhões de meticais em 2022

DESTAQUE ECONOMIA

O Banco Nacional de Investimento (BNI), aprovou, recentemente, durante a Assembleia Geral, realizada em Maputo, o Relatório e Contas do Conselho de Administração, referente ao exercício económico do ano de 2022 e, ao mesmo tempo, tornou público que teve um lucro de 208,62 milhões de meticais em 2022, por sinal um crescimento de 80% em relação ao ano anterior. Por outro lado, o BNI revelou que vai pagar cerca de 60 milhões de meticais ao Estado na qualidade de accionista.

Em 2022, não obstantes as adversidades das conjunturas económicas global e doméstica, ou seja, com o crescimento da incerteza e volatilidade dos mercados e pela crise financeira, em particular por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tendo a inflação global se elevado para os níveis de 8,80%, o Banco Nacional de Investimento continuou na rota de  crescimento, tendo apresentado resultados  líquidos na ordem dos 208,62 milhões de meticais, superiores aos 115,7 milhões de meticais de 2021, representando um crescimento do lucro de 80%.

“O excelente desempenho alcançado em 2022 é fruto do progresso do posicionamento estratégico no mercado, com maior destaque para a diversificação da carteira de produtos e serviços financeiros, diversificação de fontes de financiamento para reforço da tesouraria e da liquidez do Banco e melhoria da gestão dos vários riscos a que o Banco está exposto, com destaque para o risco de crédito, risco de taxa de juro e risco cambial. ”, referiu Tomás Matola, PCE do BNI.

Ainda no exercício financeiro relativo ao passado, o produto bancário cresceu em + 32%, a reflectir o crescimento da margem financeira em 5% e da margem complementar que saiu dos níveis negativos de MT 3,12 milhões em 2021 para o desempenho de MT 189,21 milhões em 2022. Este desempenho foi acompanhado pelo rigor no controlo dos custos operacionais, que permitiu melhorar o rácio de eficiência em 9,48 pp, saindo de 66,41% em 2021 para 56,93% em 2022.

De acordo com o Relatório e Contas do Conselho de Administração, o desempenho financeiro alcançado permitiu a evolução dos indicadores-chave de desempenho do Banco, tendo a rentabilidade dos capitais próprios e a rentabilidade dos activos aumentado de 3,33% e 1,24% em 2021 para 5,78% e 2,02% em 2022, respectivamente, acompanhado por níveis confortáveis de solidez e liquidez, sendo que o rácio de adequação de capital e o rácio de liquidez situaram-se em 17,57% e 95,39%, estando acima dos requisitos mínimos regulamentares de 12% e 25%, respectivamente.

Nas entrelinhas, Matola referiu que os resultados alcançados em 2022 foram penalizados por factores extraordinários negativos, como a evolução do risco de crédito em todo o sistema financeiro, obrigando o Banco a reforçar provisões e imparidades pelo montante de MT 151,31 milhões acima de MT 77,20 milhões reportado em 2021, por forma a assegurar a robustez do balanço e mitigar os impactos do aumento do risco bancário.

“O principal desafio para os próximos anos será a melhoria da qualidade dos activos do Banco e a reafirmação da presença do BNI no mercado como banco de desenvolvimento e de investimento comprometido com a melhoria da economia moçambicana, assessorando e financiando projectos e empresas com elevado impacto no desenvolvimento económico e social do país, mas mantendo sempre o foco na sustentabilidade dos resultados, eficiência, robustez e solidez do balanço”, conclui o PCE do Banco Nacional Investimentos

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *