Máquinas do STAE excluem idosos e albinos na captação de imagens no recenseamento eleitoral

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O processo recenseamento eleitoral continua a registar problemas em todo território nacional. Depois da falta de sistema em alguns distritos, as máquinas do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) enfrentam problemas na captação de imagens de pessoas idosas, com problemas visuais e com albinismo. 

Texto: Redacção

Na sua versão dos factos o STAE referiu que o problema deriva as constantes falhas na configuração de sistema nos aparelhos, adiantado que o problema já está ser resolvido.

“Esse é um problema que está a ser verificado, não porque as pessoas não acabam tirando fotos, mas porque existe ali um memento de espera que acaba ficando muito tempo, sobretudo para esses idosos e pessoas com albinismo”, explicou o director de Organização e Operações do STAE, Prince Uataia, para posteriormente revelar que o grosso dos casos ocorreu nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Manica e Cidade de Maputo.

Sobre o recenseamento que decorre na calada da noite em algumas províncias, com destaque para Zambézia, com propósito de favorecer o partido no poder, Utauia referiu que se deslocou àquele ponto de país para se inteirar das denúncias dos partidos da oposição.

Refira-se que dados tornado públicos pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral apontam que nos primeiros dez dias do recenseamento eleitoral foram inscritos 1.800 eleitores dos 10 milhões previstos

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *