STAE reitera que não houve ilícito eleitoral nem Gurué

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Os partidos da oposição Renamo e MDM denunciaram um alegado esquema de impressão de cartões de eleitor na calada da noite num armazém em Gurué com o propósito de favorecer o partido no poder. O outro episódio de ilícito eleitoral foi registado em Ribaue, província de Nampula, em que o delegado distrital do STAE foi flagrado com duas máquinas a imprimir cartões de eleitoral fora do círculo de jurisdição. No balanço dos primeiros 17 dias do processo de recenseamento eleitoral, o STAE justificou que o caso regista em Gurué deriva da falta de comunicação entre as partes envolvidas, tendo sido parco nas palavras quando foi chamado a falar do escândalo de Ribaue.

Texto: Teresa Simango

Os primeiros 17 dias do recenseamento eleitoral foram marcados por diversas irregularidades em todo território nacional. Os casos mais gritantes foram registados em Gurué (Zambézia) e Ribaue (Nampula).

Em Zambézia, os brigadistas foram flagrados a imprimirem cartões de eleitor num armazém foram da hora normal do expediente.  No seu posicionamento, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, na voz do seu porta – voz, Paulo Cuinica, justificou o problema em alusão surge na sequência da falta de comunicação entre os brigadistas e os fiscais destacados pelos partidos.

“As brigadas de recenseamento eleitoral da Escola Secundária Geral de Gurué, EPC Aeroportos, Monte Namúli, EPC Chá Junqueira e 25 de Junho registaram falhas na impressão de Cartão de Eleitor e os supervisores das brigadas com o objectivo de flexibilizar o registo eleitoral, acordaram com os Fiscais de Partidos Políticos para prosseguir com o registro e posteriormente efectuar a impressão dos cartões no armazém do STAE, recorrendo para o efeito as impressoras operacionais de outras brigadas”, explicou Cuinica.

Em Ribaue, o STAE viu-se obrigado a rescindir o contrato de trabalho com director distrital depois do mesmo ter sido flagrado com duas maquinas a imprimir cartões de eleitor. Chamado a comentar sobre esse episódio, o porta – voz do STAE limitou-se a referi que foi instaurado um processo crime contra os infractores.

Paulo Cuinica revelou que a máquina roubada no dia 06 de Maio em curso já foi recuperada e que na sequência do caso cinco pessoas estão sob custódia policial.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *