STAE vai recensear 305 eleitores “fantasmas” em Gaza

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Parece que a província de Gaza ganhou o vício de recensear eleitores “fantasmas”. Tal como aconteceu no processo de recenseamento eleitoral para as eleições gerais realizadas em 2019, no processo em curso, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) fintou as previsões do Instituto Nacional de Estática (INE). Ao invés dos 517 mil potenciais eleitores previstos pelo INE, o STAE espera recensear 822 mil eleitores, ou seja, mais 305 mil eleitores fantasmas.

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral na província de Gaza ignorou, mais uma vez, as projecções do Instituto Nacional de Estatística, visto que prevê recensear 822 mil potenciais eleitores, por sinal mais 305 mil dos que estavam previstos pelo INE.

Essa postura do STAE na província considerada o bastião da Frelimo começou em 2019, uma vez que instituição chefiada por Loló Correia baseou-se nas suas próprias projecções e recenseou 300 mil eleitores fantasmas.

O distrito de Chókwè, por sinal o maior círculo eleitoral de Gaza, lidera a lista de potenciais eleitores fantasmas com cerca de 116.515. Chibuto segue a segunda posição com 64 mil, enquanto Xai – xai e Manjacaze com 64 mil e 58 eleitores fantasmas seguem na terceira quarta posições, respectivamente.

Ainda na província de Gaza, de acordo com o CIP Eleições 2023-2024, os partidos da oposição, Renamo e MDM, denunciaram que não estão a ter acesso aos números de eleitores já inscritos por semana.

O director provincial do STAE, Jorge Machai, indicado pela Renamo, referiu que há muita resistência em partilhar a informação sobre o processo do recenseamento eleitoral em Gaza.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *