Armindo Tiago apela aos profissionais da saúde para não aderirem à greve

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

A Associação dos Profissionais de Saúde e Solidários de Moçambique (APSUSM) tornou público, na última semana, que vai paralisar as actividades em todo território durante 25 dias a partir do dia 01 de Junho em protesto contra os baixos salários e ausência de melhores condições de trabalho no grosso das unidades sanitárias do país. Em resposta ao aviso deixado pelos profissionais de saúde, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, que referiu que a greve não resolve problemas, apelou aos queixosos para não aderirem à mesma.

De acordo com o titular do pelouro da Saúde no Governo liderado por Filipe Nyusi, o diálogo é o melhor caminho para resolver a preocupação da Associação dos Profissionais de Saúde e Solidários de Moçambique.

“Nenhuma greve resolve o problema, por isso apelamos aos colegas para que não adiram à mesma. Nós, como Ministério da Saúde, já começámos as negociações com as associações. A nossa intenção é que elas sejam capazes de entender que só na base do diálogo se poderá ter alguma solução”, disse Armindo Tiago.

Sobre a falta de material de protecção no grosso das unidades sanitárias nacionais, o governante não aceitou e nem desmentiu, mas desafiou os profissionais de saúde a recorrer aos canais próprios para expor as suas preocupações.

De lembrar que a Associação dos Profissionais de Saúde e Solidários de Moçambique acusou os governantes de transmitir informações falsas quando são chamados a falar do actual estágio do Sistema Nacional de Saúde.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *