CICV assiste 3,5 mil famílias retornadas em Mocimboa da Praia

DESTAQUE SOCIEDADE

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) assistiu, recentemente, os retornados a Mocimboa da Praia, Cabo Delgado, com artigos essenciais domésticos. Kits compostos por balde, redes mosquiteiras, lona, conjunto de material de cozinha, barra de sabão, tapetes de dormir e cobertores foram entregues a 3,5 mil famílias que estiveram deslocadas para ajudá-las a recomeçarem suas vidas. Por outro lado, CICV abriu escritório em Mueda para ampliar operações no norte de Cabo Delgado.

Esta assistência, feita em seis bairros, tem por objectivo melhorar a curto prazo as condições de vida das pessoas retornadas e proporcionar o mínimo necessário de higiene e dignidade, bem como aprimorar condições de abrigo.

“A distribuição de artigos essenciais domésticos para as famílias que voltaram para Mocímboa da Praia faz parte dos esforços contínuos do CICV em assistir as comunidades afectadas pelo conflito armado”, disse a chefe da Sub-delegação de Pemba, Valentina Torricelli.

“Os kits são um suporte imediato para as pessoas que estão retornando ao seu distrito de origem para reconstruir suas vidas, garantindo que elas, e em particular as mais vulneráveis, tenham acesso a itens essenciais para a sua sobrevivência e bem-estar básico”.

O apoio surge depois de uma avaliação multidisciplinar do CICV ter concluído que havia muitas dificuldades, entre elas de acesso a artigos domésticos básicos, inclusive para higiene, de consumo e produção de alimentos, rendimentos e condições de vida em geral.

“Desde que saí de Mocimboa, após os ataques, não cheguei a receber nenhum apoio. Agora, este kit vai me ajudar a recomeçar a vida juntamente com os meus netos”, disse Maria, uma senhora deslocada que voltou para o seu vilarejo de origem.

 

CICV abre escritório em Mueda para ampliar operações no norte de Cabo Delgado

Para sinalizar a sua presença no norte de Cabo Delgado, o CICV abriu o escritório recentemente em Mueda, que servirá como uma base operacional estratégica, permitindo uma resposta humanitária mais eficiente e eficaz na região.

“A base do CICV em Mueda cubrindo os distritos de Mueda, Nangade, Muidumbe e Mocimboa, nos permite estar mais próximos das comunidades diretamente afetadas pelo conflito, facilitando o diálogo com os portadores de armas sobre o respeito às normas do Direito Internacional Humanitário (DIH) assim como na resposta às necessidades das comunidades afectadas”, declarou Torricelli.

Nesta região, para além da distribuição de kits de artigos essenciais domésticos em Mocimboa da Praia, o CICV está focalizado em actividades de Protecção, ou seja Restabelecimento de Laços Familiares de pessoas separadas pelo conflito, sobretudo de crianças não acompanhadas, e diálogo com portadores de armas para promoção do respeito ao DIH.

Na área da Saúde, vêm se concentrando na doação de medicamentos, e na reabilitação do bloco operatório e do pátio do Hospital Rural de Mueda. Apoiamos, igualmente, a campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. O CICV trabalha, ainda, na reabilitação do sistema de abastecimento de água de Buji que abastece as comunidades residentes em Mocímboa da Praia, e na abertura de furos de água, num total de seis infraestruturas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *