Situação volta a normalidade em Ressano Garcia após revolta popular contra inacção da polícia

DESTAQUE SOCIEDADE

A situação está estabilizada no posto administrativo fronteiriço de Ressano Garcia, de tumultos registados na manhã deste sábado. Os tumultos foram protagonizados pela população que contestava a inação da polícia perante o crescimento da criminalidade naquele ponto do país. O comandante da polícia teve de ceder às exigências da população e demitir o chefe das operações.

Os populares, que se rebelaram e barricaram com pedras e pneus a Estrada Nacional número 4 (EN4), protestavam contra suposta inoperância da polícia perante a onda de assassinatos e sequestros, com possível envolvimento de agentes da Lei e Ordem.

A situação, que ocorreu a escassos metros do lado moçambicano da fronteira, chegou a interromper o fluxo de trânsito rodoviário nos dois lados, formando-se uma fila enorme de camiões e outros veículos nos dois sentidos.

A polícia tentou conter os ânimos da população com recurso a violência, mas isso só atiçou ainda mais a fúria popular, levando a uma confrontação em que população usou paus e pedras para frustrar a operação da polícia.

O comandante viu-se obrigado a negociar com a população e destituiu o chefe das operações numa reunião popular havida no campo de futebol local, tendo, na ocasião, deixado uma “linha aberta” através da qual a população deverá denunciar actos criminais e/ou envolvimento de agentes da PRM e do SERNIC em actos criminais naquele ponto do país.

Facebook Comments