Whitney Sabino premiada pela Embaixada da França em Moçambique

DESTAQUE SOCIEDADE

O governo francês atribuiu o prêmio especial de advocacia de expressão de liberdade, igualdade e fraternidade a activista e influenciadora digital moçambicana Whitney Sabino. o prêmio foi anunciado, na segunda – feira (10), na cidade de Maputo, durante a cerimônia de encerramento da formação  de diretos humanos internacionais nas zonas de guerra, sendo que a cerimônia foi realizada no âmbito do mês de reflexão sobre os direitos humanos e cidadania em Moçambique que culminou com uma formação em Direito Internacional dos Direitos em situação de conflitos armados.

A embaixada da Franca Moçambique reconhece que o país presidido por Filipe Nyusi alcançou progressos significativos no que aos direitos humanos diz respeito, destacando que o Executivo tem adotado medidas para promover a igualdade de gênero, proteger os direitos das crianças e fortalecer o acesso à justiça.

No entanto, o consulado daquele país do velho continente aponta que ainda existem preocupações com a liberdade de expressão, a corrupção e os direitos das minorias. É fundamental continuar trabalhando para garantir o pleno respeito e proteção dos direitos humanos em Moçambique.

“A situação continua deficiente em Cabo delgado mas também podemos constatar progressos da presença do estado parece estar a melhorar claramente esperamos que as populações voltem longo aos seus pontos de origem”, disse o Embaixador da França em Moçambique, Yann Pradeu.

Durante a cerimônia de encerramento da formação de diretos humanos internacionais nas zonas de guerra, a activista social moçambicana, Whitney Sabino, Fundadora da Revista social e feminista Manas, foi distinguida pela embaixada gaulesa com o prêmio especial de advocacia de expressão de liberdade, igualdade e fraternidade.

Sabino estava visivelmente feliz pelo reconhecimento, porém lamentou a situação das mulheres e crianças afectadas pelo terrorismo bem como os efeitos das mudanças climáticas

“Falo dos vários pontos que são regulamentes vítimas dos desastres naturais, mudanças climáticas também têm vindo a aumentar nesses pontos fato este que colocam as mulheres e raparigas em situações humanitárias cujo as repercussões já sabemos que as afetam de forma diferenciada”. Destacou Sabino

De realçar que os níveis de direitos humanos no mundo variam de acordo com os países e regiões.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *