Juiz recusa proposta de fiança de um milhão de dólares na primeira audiência de Chang

DESTAQUE SOCIEDADE

O antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, chegou, viu e foi julgado nos Estados Unidos de América. Na sua primeira aparição no Tribunal de Brooklin, Nova Iorque, Chang declarou-se inocente das acusações de fraude eletrônica, tendo proposto o pagamento de fiança na ordem de um milhão de dólares, mas o Juiz Nicholas Garaufi indeferiu o requerimento.

De acordo com a Reuters, Nicholas Garauf negou a fiança de um milhão de dólares para Manuel Chang aguardar o julgamento em liberdade, por considerar que há risco de fuga, em virtude de, segundo o magistrado, Chang poder entrar na Missão de Moçambique junto das Nações Unidas, pelo que os Estados Unidos não têm acordo de extradição com o país presidido por Filipe Nyusi.

“As evidências sobre sua responsabilidade são fortes”, afirmou o juiz Garaufis, dando a entender que os advogados do antigo ministro terão uma longa batalha pela frente.

Manuel Chang responde pelo seu papel no escândalo das dívidas ocultas que defraudou o Estado moçambicano em cerca de dois bilhões de dólares e que envolveu também o Credit Suisse Group AG e a empresa Privinvest, com sede em Abu Dabi.

Refira-se que, em Junho do corrente ano, o antigo ministro das Finanças de através do seu advogado de defesa em Nova Iorque avançou com um pedido para anular a acusação da justiça americana contra ele, ao justificar que a sua detenção na África do Sul negou-lhe o direito a um julgamento rápido.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *