Falta de fundos condiciona regresso das vítimas de terrorismo às zonas de origem

DESTAQUE SOCIEDADE

Com a chegada das tropas amigas, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) começaram a somar êxitos na guerra contra os insurgentes na província de Cabo Delgado. Algumas zonas que estavam nas mãos dos insurgentes foram recuperadas o que, de certa forma, permitiu o regresso da população estava nos centros de acomodação. No entanto, apesar de Quissanga fazer parte da lista das zonas libertadas, os deslocados que no centro da acomodação no distrito de Metuge não podem regressar àquele distrito por falta de fundos.

Em alguns distritos da província de Cabo Delgado os ataques dos insurgentes já fazem parte do passado, visto que já foi restituída a ordem e tranquilidade. No do centro de acomodação do distrito de Metuge ainda se encontram famílias oriundas de Quissanga mesmo depois do distrito entrar na lista das zonas libertadas.

Segundo o que o Evidências apurou naquele centro de acomodação, as famílias ainda não regressaram às suas zonas de origem por falta de fundos para custear as despesas de transporte.

Akemi Jamal, mãe de seis filhos e natural do distrito de Quissanga, tem uma pequena machamba no centro de acomodação de Metuge, mas pretende voltar às origens devido ao constante roubo dos produtos na sua machamba, mas a falta de fundo tem travado esta pretensão.

Por outro lado, Jamal referiu que a paralisação da distribuição de fundos por parte do Programa Mundial de Alimentação (PMA) faz com que as famílias almejem voltar para o distrito de Quissanga.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *