Rotary Club de Maputo reafirma compromisso de ajuda aos necessitados

DESTAQUE SOCIEDADE

O Clube da Rotary Internacional (RI) em Maputo vai continuar a prestar assistência aos necessitados nesta parcela do país, como forma de fazer valer os objectivos de criação deste grupo de profissionais rotários que procuram ser cada vez mais úteis à sociedade.

A reafirmação do compromisso foi feita por Celso Moiane, novo presidente da Rotary Clube de Maputo, empossado há dias para um mandato de um ano, numa cerimónia que serviu também para angariação de fundos que vão servir para o financiamento dos projectos da agremiação.

Na ocasião, Celso Moiane assegurou que o elenco por si liderado estará empenhado na busca de novas soluções para fazer face aos problemas identificados nas suas áreas de actuação como, por exemplo, a da educação, onde a meta passa por ver todos os alunos a estudarem em salas condignas.

Lembrou que, em princípios deste ano, o Rotary Clube de Maputo esteve activamente envolvido na busca de ajuda para as vítimas das cheias e inundações que fustigaram a cidade e província de Maputo, com maior incidência no distrito de Boane.

“Além disso, em parceria com os clubes que existem no país e com outros parceiros, temos estado a levar a cabo acções que impactam positivamente na vida das comunidades. Só para citar um exemplo, estivemos envolvidos no apoio aos deslocados vítimas dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado”, acrescentou.

Presente no evento, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique, Peter Vrooman, exaltou o papel dos rotários na assistência aos que mais precisam para um bem-estar social nas comunidades do mundo e do país em particular.

“Nota-se o engajamento dos associados neste clube para a melhoria das condições de vida das pessoas, afinal, eles trabalham com a missão de servir a sociedade, propagando a compreensão, paz e boa vontade entre as nações”, reconheceu o chefe da diplomacia norte-americana no país.

O Rotary Internacional é uma rede mundial de clubes organizados em distritos e zonas, que conta com oito clubes no país, nomeadamente, de Maputo, Matola, Polana, Beira, Dondo, Chimoio, Tete e Nampula.

Os profissionais rotários procuram desenvolver o companheirismo como um elemento capaz de proporcionar oportunidades, reconhecendo o mérito de toda a ocupação útil e a valorização das profissões para servir a sociedade.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *