CTA e AFRICAINVEST lançam linha de financiamento impulsionar investimentos

DESTAQUE ECONOMIA

A CTA e o AfricaInvest procederam, hoje, à apresentação pública de uma linha de financiamento para as empresas moçambicanas com vista a impulsionar investimentos e promover o conteúdo nacional. AfricaInvest é um fundo de investimento privado sob regulação dos Estados Unidos da América, que iniciou as suas actividades em 2019 e que tem, sob a sua gestão, 100 milhões de dólares para investir no continente africano, com foco, nesta fase, nos sectores de actividade como agricultura, indústria, comércio e serviços. Para além de Moçambique, centra a sua atenção em Angola, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

O lançamento desta janela de financiamento enquadra-se no Plano Estratégico da CTA 2021-2024, que, dentre outras acções, visa identificar soluções para diversificar as fontes de financiamento que o sector privado moçambicano tanto clama.

A grande novidade desta linha é que se mostra bastante competitiva e com volumes até 1 milhão de dólares.Participaram na sessão híbrida de apresentação, diversas empresas, desde grandes a pequenas, incluindo instituições financeiras.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, referiu que esta parceria com AfricaInvest constitui uma oportunidade ímpar para assegurar que mais PME´s nacionais tenham acessos a financiamento.

“A oportunidade trazida pela AfricaInvest, conjugada com a experiência da CTA no trabalho com as Instituições Financeiras de Desenvolvimento, tendo como exemplo as Salas de Negócios da última CASP que movimentaram mais de 1,1 mil milhões de dólares em projectos, poderá ser crucial no sucesso deste trabalho”, salientou Agostinho Vuma.

Este lançamento acontece, numa altura em que a CTA obteve, do Banco de Moçambique, a aprovação do Fund Manager do FADE – Fundo de Apoio para o Desenvolvimento Empresarial, em Junho último.

O FADE tem uma meta de capitalização de 100 milhões de dólares americanos parcelados em duas fases e vai privilegiar o investimento em participações de capital das empresas.

O FADE fornecerá, também, capital de crescimento às empresas em Moçambique que enfrentem a falta de financiamento de médio e longo prazo para start-ups e expansão de empresas (tanto dívida como capital próprio); Termos e condições inadequados para crédito ou financiamento comercial de curto prazo; Taxas de juros elevadas; Financiamento insuficiente e outros instrumentos para apoiar as start-ups e jovens empreendimentos; e Baixa capitalização e falta de garantias.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *